GERAL

Chuva de meteoros no céu promete noite especial aos amantes de fenômenos astronômicos

Antes, já nesta segunda-feira, o brilho de Saturno estará visível para admiradores de seus anéis

Publicado em 17/07/2020 às 16:44Atualizado em 18/12/2022 às 07:57
Compartilhar

2020 está pra lá de especial e cheio de espetáculos astronômicos. Depois de mais um eclipse lunar, agora é hora de observar o brilho no céu de Saturno. O planeta estará mais visível no dia 20 de julho, segunda-feira, a partir das 18h38, na direção leste, alcançando ponto mais alto às 0h21 do dia 21.

Saturno é um dos maiores planetas e um dos primeiros a despontarem no céu. Nasce na direção leste-sudeste, por volta das 18h, e vai subindo no firmamento à medida em que as horas passam. Saturno tem um brilho mais pálido. O uso de um binóculo ou luneta permite ver os anéis de Saturno e seu maior satélite, Titã, que chega a ter uma atmosfera própria. Na oposição ao Sol, Saturno permanece visível a noite toda.

Já no dia 28, fechando o mês de julho, acontece uma chuva de meteoros, a Delta Aquarídeos do Sul, causada por detritos deixados pelo cometa 96P/Machholz. Os meteoros parecem se originar na constelação de Aquário, mas podem ser vistos por todo o céu. O fenômeno poderá ser melhor apreciado em locais de céu bem escuro. Olhe para o leste a partir das 21h, o ponto mais alto será a partir da 1h do dia 29.

O fenômeno começou no dia 12 de julho e segue até 23 de agosto. Em seu ápice (entre os dias 28 e 29), a chuva de meteoros será intensa, podendo chegar a 25 meteoros por hora. Ficam especialmente visíveis por serem meteoros brilhantes e lentos, quando comparados aos outros, deixando longos e luminosos riscos no céu.

O ano ainda terá outras três chuvas de meteoros. Em outubro acontece a Orionidas, decorrente da passagem do cometa Halley, cujo ápice será entre os dias 21 e 22, podendo chegar à média de 40 meteoros por hora. Em novembro será a vez dos meteoros Leonidas, vindos da poeira do cometa Tempel-Tuttle, que acontece entre os dias 6 e 30, com pico entre 17 e 18. Os meteoros ficam visíveis na direção da constelação de Leão. Por fim, em dezembro, acontece uma das chuvas de meteoros mais importantes do ano, a Geminídeas. Seu pico máximo ocorre na noite do dia 13 e na madrugada do dia 14, podendo chegar a 120 meteoros por hora.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por