GERAL

Uma a cada cinco universidades particulares não deve reabrir após a pandemia

Publicado em 14/07/2020 às 18:05Atualizado em 18/12/2022 às 07:48
Compartilhar

Uma em cada cinco universidades particulares não deve reabrir as portas como consequência da pandemia de coronavírus. A avaliação é da presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), Elizabeth Guedes. Em entrevista à rádio Itatiaia, ela aponta duas principais consequências da pandemia de covid-19, uma positiva e outra negativa.

O lado bom é a utilização da internet, assim como a quebra do paradigma de que a ferramenta é inimiga do professor. "Pela primeira vez, 100% das disciplinas teóricas puderam ser feitas por meio dessa mediação tecnológica. Isso muda o patamar das relações de ensino e aprendizado", diz.

Já o lado negativo é o que Elizabeth Guedes chama de "extremo empobrecimento do setor". "O atraso do Brasil, além de histórico, será ainda mais profundo em função da pandemia, que trouxe também mais desigualdade. As escolas públicas, mesmo sendo universidades, muitas delas estão fechadas, sem aulas, porque não conseguiram fazer essa migração (para aulas online)", diz citando que o Brasil possui números baixos de escolaridade de nível superior.

Outra categoria que deve sofrer bastantes é a do ensino infantil. "Vamos ter muita inadimplência, desemprego. É um desafio complexo", diz.

As escolas têm sido obrigadas a buscar alternativas. Uma delas, de acordo com Elizabeth Guedes, é repactuar os débitos de alunos em prestações futuras, além de rever as formas de pagamento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por