GERAL

Latam Brasil está falindo?

Entenda o pedido de recuperação judicial feito pela companhia aérea nos Estados Unidos e o impacto para clientes

Gisele Barcelos
Publicado em 13/07/2020 às 08:49Atualizado em 18/12/2022 às 07:51
Compartilhar

  A Latam Brasil anunciou oficialmente na última semana a entrada com um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos, sendo a primeira empresa aérea brasileira a recorrer a um dispositivo da legislação norte-americana para conseguir proteção temporária contra credores e ganhar tempo para sua reestrutução financeira.    O processo de recuperação judicial da Latam Brasil deve durar cerca de 12 meses. Caso seja o procedimento seja bem-sucedido, a companhia brasileira pode encolher até 40%.   A notícia certamente trouxe apreensão para quem está com passagem comprada, mas não foi exatamente uma surpresa, pois a medida já havia sido adotada no mês passado com suas subsidiárias no Chile, Peru, Colômbia e Equador.   Apesar de assustar, o pedido de recuperação judicial da Latam Brasil não deve interferir nas passagens aéreas atuais, reembolsos e benefícios do programa LATAM Pass, bem como nas políticas de flexibilidade e demais normas vigentes.    Ao dar entrada no processo, a Latam recorreu ao “Capítulo 11” da lei de falências norte-americana. A situação não é sinônimo da quebra da companhia, mas sim uma estratégia para evitar o fechamento. Durante todo o processo de recuperação, a empresa e suas afiliadas inclusive continuarão voando - embora possam operar de forma bastante reduzida no período.   A própria legislação estrangeira contém disposições específicas que permitem às empresas pagar colaboradores, cumprir obrigações em relação a benefícios, pagar fornecedores essenciais, manter programas para os clientes e conduzir outras operações comerciais comuns enquanto trabalham com o tribunal e seus credores para resolver o caso.    O dispositivo da lei norte-americana garante às empresas ficar um período sem pagar os credores, que precisam aguardar a apresentação de um plano de reestruturação da dívida. Com isso, a aérea terá oportunidade de redimensionar  operações para o novo ambiente da demanda pós-pandemia de coronavírus e reorganizar seus balanços.    Assim, a companhia preserva todos os seus ativos e pode conseguir descontos para quitar os débitos. Em contrapartida, precisa dar informações detalhadas à justiça e aos credores sobre as negociações e o total de dívida.    A partir de agora, a Latam Brasil tem 120 dias para apresentar o plano de recuperação à corte de Nova York. O prazo, porém, pode ser prorrogado. O sucesso do pedido vai depender da aprovação de uma nova linha de financiamento. A empresa já assegurou US$ 900 milhões com seus principais acionistas — a Qatar Airways e as famílias Cueto e Amaro —, e espera levantar entre US$ 900 milhões a US$ 1,1 bilhão com novos investidores.    Embora o pedido de recuperação judicial não signifique a falência da Latam e nem o fim das operações, é bom ter cautela no momento antes de decidir pela compra de passagens aéreas da empresa para uma data muito distante. Afinal, com o coronavírus ainda sendo uma realidade que interfere diretamente no setor de aviação, está difícil ter certeza por quanto tempo mais a saúde financeira ficará comprometida devido às medidas para tentar conter a doença.   *Gisele Barcelos é uma jornalista viajante, apaixonada por pesquisar novos destinos e montar roteiros para aventuras pelo mundo afora. Além do conteúdo para o portal do Jornal da Manhã, é autora do blog Checklist Mundo e do instagram Checklist Mundo, onde compartilha dicas para ajudar todo mundo a viajar mais e melhor.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por