JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 12 de agosto de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

GERAL

Isolamento cai no interior e casos de Covid-19 aumentam, indica estudo feito a partir de dados de celulares

13/07/2020 - 00:00:00.

O isolamento social nas cidades do interior mineiro é cada vez menor. A conclusão foi feita após levantamento realizado com base nos dados de telefones celulares. O isolamento caiu e desta maneira os casos de Covid-19 aumentaram no interior do Estado.

O estudo mensura a variação do número de pessoas que saíram de suas casas. A base de dados tem informações anônimas da movimentação de 60 milhões de aparelhos em todo o país.
A pesquisa foi feita pelo Observatório Social da Covid-19 da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com o grupo isola.ai, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O estudo também foi viabilizado por conta de uma tecnologia desenvolvida pela empresa In Loco, que usa o sistema de geolocalização dos aplicativos nos celulares.

Os dados da geolocalização dos aparelhos celulares na cidade, que tem 90 mil habitantes, mostram que a adesão ao isolamento social está na casa dos 35% – no fim de março, o índice era superior a 50%.

Em Minas Gerais a maioria dos casos não está concentrada na região metropolitana de Belo Horizonte, mas sim no interior. Conforme o professor Marden Campos, do Departamento de Sociologia da UFMG, um dos pesquisadores do estudo, desta forma, Minas tem uma situação diferente dos demais Estados do país frente à pandemia.

Continua depois da publicidade

Para ilustrar esse panorama, o especialista cita a situação de Manhuaçu, na Zona da Mata. No dia 6 de junho, a cidade tinha 26 casos positivos da doença, índice que subiu 326 no boletim divulgado neste sábado (11) pela Secretaria de Estado de Saúde – um aumento de 1.153%. “O município representa bem a fase atual da disseminação da doença no Brasil, marcada pela interiorização”, declarou. “As cidades que não têm conseguido manter as pessoas em casa devem se preparar para uma disseminação rápida do vírus em suas populações”, enfatiza o pesquisador.

Triângulo Mineiro
Na região do Triângulo Mineiro, municípios tiveram os primeiros registros da Covid-19 recentemente, como é o caso de Conquista e Veríssimo. A cidade de Delta também registrou um salto considerável da doença, em meados de junho a cidade tinha apenas três casos confirmados, agora, conforme último Boletim Epidemiológico, 64 pessoas já foram infectadas pelo vírus e três vieram a óbito.

*Com informações O Tempo
 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia