GERAL

Caso de reinfecção pelo novo Coronavírus é investigado em Minas

Publicado em 09/07/2020 às 07:26Atualizado em 18/12/2022 às 07:42
Compartilhar

A morte de um jovem de 22 anos, morador de Itatiaiuçu, acendeu um alerta sobre a possibilidade de reinfecção. Ele, que já tinha sido infectado pela Covid-19 em abril, voltou a testar positivo no fim de junho e faleceu na última segunda-feira por complicações da doença. O caso está sendo investigado e pode entrar para os estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS), que ainda não descarta o risco de uma pessoa ter a doença mais de uma vez.

“Atualmente, não há evidências de que as pessoas que se recuperaram da Covid-19 e tenham anticorpos estejam protegidas contra uma segunda infecção. É esperado que a maioria dos infectados desenvolva uma resposta de anticorpos que forneça algum nível de proteção. O que ainda não se sabe é o nível de proteção ou quanto tempo vai durar”, explica a OMS, que aguarda comunicado oficial do Ministério da Saúde sobre o caso em Minas.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) informou que, até a presente data, não há registro oficial sobre reinfecção no Estado e que, na eventual apuração dessas situações, presta apoio técnico ao município. Já o Ministério da Saúde diz que está em contato com a pasta, que investiga o caso de reinfecção.

O jovem era técnico de enfermagem e teve os primeiros sintomas em 17 de abril, ao fazer os exames clínicos, o resultado foi positivo para Covid. Em meados de maio o exame foi repetido e o resultado negativo garantiu que ele voltasse a rotina.

Mas no último dia 26 de junho, um novo exame foi realizado com resultado positivo.

O jovem foi internado no dia seguinte, no dia 28 ele foi entubado e faleceu no último dia 6 de julho.

A mãe do jovem morreu dois dias antes dele, também em decorrência do novo coronavírus.

*Com informações O Tempo

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por