GERAL

Alerta: Novo ciclone deixa Sul em perigo; impactos podem ser sentidos em todo o Brasil

Publicado em 06/07/2020 às 15:59Atualizado em 18/12/2022 às 07:38
Compartilhar

Foto/Diogo Schuntzemberger

Na última terça-feira (30), um ciclone causou a morte de nove pessoas no sul do Brasil

Após um ciclone atingir o Brasil na última semana, um segundo fenômeno poderá se formar sobre o país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que o ciclone pode se formar em Estados da região Sul do nesta terça-feira (07). A maior parte da chuva e as rajadas de vento mais intensas devem ocorrer entre a tarde desta terça-feira e a madrugada da quarta-feira, 8 de julho. Há risco de alagamentos, enchentes, queda de árvores e destelhamentos.

Pela previsão do Inmet, o ciclone pode atingir todo o território de Santa Catarina, inclusive Florianópolis, e as regiões centro e norte do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre. Os efeitos podem ser sentidos em todo o país, mas o fenômeno não deve chegar a Uberaba. Por aqui, há previsão de que a temperatura caia um pouco, mas o tempo seco seguirá firme, sem previsão de chuva. A previsão é que o frio chegue de verdade à cidade a partir do dia 17. 

O meteorologista do Inmet Claudemir de Azevedo diz que não é possível prever a velocidade dos ventos. Conforme Azevedo, é comum a formação de ciclone na região nesta época do ano, mas não com a intensidade do último. O fenômeno que causou estragos em cidades do Rio Grande do Sul atingiu 120 km/h.

Além do ciclone, o Inmet alerta para tempestades com ocorrência de granizo na região. A chuva pode atingir 100 mm ao longo do dia, e, por isso, o órgão já antecipa o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Após a passagem do último ciclone, nove pessoas morreram e duas seguem desaparecidas. As projeções feitas pelos modelos de previsão numérica europeu (ECMWF) e pelo modelo norte americano (GFS) apontam para um ciclone menos intenso do que o que se formou no litoral do Rio Grande do Sul entre 30 de junho e 1 de julho de 2020. 

*Com informações O Tempo e Climatempo

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por