GERAL

Eclipse Penumbral poderá ser visto no Brasil; para astrologia evento indica mudanças

Publicado em 03/07/2020 às 19:23Atualizado em 18/12/2022 às 07:32
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Para os amantes do céu, apaixonados por astrologia e astronomia, julho será um ótimo mês. Teremos eclipse lunar, chuva de meteoros, e as melhores oportunidades para observar Júpiter e Saturno. Em lugares afastadas das luzes urbanas, pode-se ver as constelações brilhantes de Escorpião e Sagitário.

Existem dois tipos de eclipses: o solar e o lunar. O solar é sempre em uma lua nova e indica novos começos. Ele está mais focado em questões práticas e de ego. O lunar é sempre em uma lua cheia e envolve mais as questões emocionais. Para astrologia ambos trazem em si mudanças significativas em nossas vidas.

Estão previstos para o ano de 2020 três eclipses: dois lunares e um solar. De acordo com dados divulgados pela NASA, os próximos fenômenos acontecerão em julho, novembro e dezembro.   Julh

Entre os dias 4 e 5, um eclipse lunar penumbral acontecerá no momento em que a Terra recebe um pouco da luz do Sol, que deveria ser direcionada para a Lua. A outra parte da Terra, uma sombra chamada de ‘penumbra‘ pelos especialistas, irá cobrir toda a Lua. É das 00h07 às 02h52, com máximo às 01h29 da madrugada. e será visto da América do Norte, Pacífico, boa parte da África e, para a nossa sorte, também na América do Sul! 

Dia 14: A Noite de Júpiter

Outro evento irá ocorrer em julho, Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar atinge sua oposição, termo astronômico que significa que o planeta fica oposto ao Sol na esfera celeste. É a melhor posição para observação, com o planeta mais alto no céu e também visível durante mais tempo. Júpiter pode ser visto na direção da constelação de Sagitário, brilhando mais que qualquer estrela.

Dia 20: O Senhor dos Anéis

Ao lado de Júpiter está Saturno, que também atinge a oposição este mês. Um pequeno telescópio irá mostrar seus delicados anéis e algumas de suas maiores luas, como Titã. Uma visão inesquecível.

Dia 28: Meteoros em Aquário

Fechando o mês de julho está a chuva de meteoros Delta Aquarídeos do Sul, causada por detritos deixados pelo cometa 96P/Machholz. Os meteoros parecem se originar na constelação de Aquário, mas podem ser vistos por todo o céu. É um fenômeno que é melhor apreciado em locais de céu bem escuro. Olhe para o leste a partir das 21h. O melhor horário é a partir da 1h. Novembr

Outro eclipse lunar penumbral acontece entre os dias 29 e 30, também visível por aqui, além de na Europa, América do Norte, parte da Ásia e Austrália. No Brasil, o fenômeno terá início às 5h32, horário de Brasília.  Dezembr

No dia 14, um eclipse solar total é esperado em função do movimento da Lua entre a Terra e o Sol, jogando uma sombra escura sobre o planeta. O fenômeno será visível do Chile, partes da Argentina e das seguintes regiões do Brasil: Brasília, Rio Branco, Maceió, Salvador, Vitória, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, Belo Horizonte, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Porto Velho, Florianópolis, São Paulo e Aracajú, com início às 14h05, horário de Brasília.

*Com informações Hypeness e Revista Galileu

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por