JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 06 de julho de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

GERAL

Iniciativa privada custeará estátuas dos dinossauros no centro por R$ 88 mil

Contrapartida é da P&D Indústria e Comércio de Produtos Químicos

30/06/2020 - 15:24:26. - Por Carol Rodrigues Última atualização: 30/06/2020 - 16:13:53.

Foto/Divulgação


Instalação dos três filhotes de dinossauros está prevista para dezembro

Confecção de três réplicas de filhotes de dinossauros para a região central de Uberaba custará R$ 88 mil e será paga pela P&D Indústria e Comércio de Produtos Químicos em forma de contrapartida, conforme critérios da Lei de Incentivos Fiscais e Estímulos Econômicos municipal. As estátuas serão distribuídas entre as praças Rui Barbosa, Manoel Terra e Comendador Quintino. Estão inclusos no montante todos os gastos com a obra. 

As informações são da presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Uberaba (Comdesu), Anne Roy Nóbrega. “É uma boa ferramenta para a gente desonerar os cofres públicos e entregar, de fato, objetivos escolhidos pelos conselhos municipais. Isso não foi uma decisão só da Prefeitura. O Conselho Municipal de Turismo, que escolheu essa priorização, é composto por metade de membros do governo e outra metade da sociedade civil organizada”, posiciona Nóbrega. 

O responsável pelas réplicas das principais espécies que existiram em Uberaba será o paleoartista uberabense Rodolfo Nogueira, reconhecido internacionalmente na área.

As estátuas serão prospectadas em impressão 3D e modeladas no computador a partir de fósseis. A parte interna das espécies será metálica e, externamente, de cimento e fibra de vidro, enquanto as escamas serão esculpidas. Os turistas poderão tocar nas estátuas e tirar fotografias aos lados dos dinossauros. A instalação está programada para dezembro.

O objetivo da iniciativa é atrair visitantes para o centro de Uberaba e fomentar o comércio local, além de fazer uma ligação entre Peirópolis e a história de Uberaba, explica Nóbrega. 

A instalação das estátuas faz parte das comemorações dos 200 anos de Uberaba e integrará o Geossítio Santa Rita, que prevê a criação de um complexo ao lado da Biblioteca Municipal. No local existe um fóssil de dinossauro e, por isso, a área foi preservada.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia