JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 06 de julho de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

GERAL

Cientistas criam músicas a partir de ondas acústicas de estrelas; escute

30/06/2020 - 00:00:00.

Pesquisadores descobriram que estrelas produzem ondas acústicas e que embora sejam imperceptíveis para o ouvido humano, podem ser gravadas e convertidas em músicas. O astrofísico Garik Israelian com a ajuda de músicos apaixonados, como Brian May, guitarrista do Queen e também astrofísico estão desenvolvendo este trabalho.

 Um festival chamado Starmus impulsiona o tema e une cientistas, astronautas e músicos para discutir a exploração espacial. Além de promover palestras, exposições e concertos, o evento também realiza o projeto Starsounds, que procura criar uma "orquestra" a partir das ondas acústicas emitidas por estrelas.

 O Starmus acontece desde 2011, e já contou com os astronautas como Alexei Leonov (o primeiro homem a ir para o espaço), Jim Lovell (integrante da Apollo 13), Neil Armstrong e Buzz Aldrin (integrantes da Apollo 11, que levou o homem à Lua pela primeira vez). Também já participaram do evento os cientistas Neil deGrasse Tyson e Kip Thorne, além dos músicos e compositores Hans Zimmer (que fez a trilha de filmes como Interestelar e A Origem) e Peter Gabriel.

Compartilhada no YouTube, a primeira música cósmica do Starsounds foi gerada a partir de infrassons (onda sonoras extremamente graves) de estrelas, que foram gravados por Israelian em 2005. Quem fez o arranjo da música foi o compositor Brian Eno, que aumentou a velocidade das ondas acústicas gravadas por Israelian para que elas pudessem ser ouvidas. Então Paul Franklin e Oliver James, especialistas da empresa de efeitos visuais DNEG, produziram imagens a partir de ondas estelares e imagens do nosso Sol, e criaram um clipe musical.

Ouça abaixo a primeira música do Starsounds:

*Com informações Revista Galileu

 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia