GERAL

Minas ganhará centros de acolhimento para animais de rua

Publicado em 06/06/2020 às 22:27Atualizado em 18/12/2022 às 06:55
Compartilhar

Centros de acolhimentos para animais de rua serão criados em Minas Gerais. O “Projeto Pioneiro de Acolhida, Abrigo e Adoção de Fauna Doméstica Abandonada” foi lançado virtualmente, com a participação do governador Romeu Zema (Novo).

A proposta da iniciativa é ajudar a reduzir a população de animais de rua por meio de ações que contribuam para mudança comportamental da população e dos municípios. O primeiro centro no estado será em Matozinhos, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), onde já se encontra a sede da Sociedade Mineira de Proteção dos Animais. O projeto nasce com o apoio voluntário da mineradora Anglo American Brasil, que identificou nesta ação a possibilidade de compartilhar a sua gestão com os diversos pleitos municipais sobre a fauna doméstica.

O governador parabenizou a iniciativa da empresa e afirmou que Minas sai na frente mais uma vez com um projeto que pode ser referência em todo o país. “Que Minas faça mais uma vez um programa que seja inspirador para outros estados. Não é só uma questão ambiental, mas de saúde pública, já que os animais podem transmitir doenças”, explicou.

De acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, o assunto tem sido um grande desafio da gestão pública municipal, que recebe vasto número de denúncias de maus tratos de animais domésticos, de rua e do controle de zoonose.

“Este centro de acolhimento nasce para ser uma referência, uma vez replicado, de como os municípios poderão ter uma ideia exata de custos, equipamentos e estrutura”, explicou. O estado atua como referência técnica, por meio de orientações, e desempenha o papel de mobilização e união entre empresas e prefeituras para viabilização do projeto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por