GERAL

Em meio à golpes, fica a pergunta "é possível saber se meu CPF foi usado para solicitar o auxílio?"

Através do site do auxílio emergencial é possível ver se o seu CPF foi fraudado e denunciar o crime

Publicado em 05/06/2020 às 19:27Atualizado em 18/12/2022 às 06:52
Compartilhar

Após alguns ricos e famosos, como Neymar e o dono da Havan, “receberem” auxílio emergencial, falhas no sistema do benefício começaram a ser apontadas. Com este cenário, ficou claro que alguns golpistas estão se aproveitando destas brechas para receber o valor de R$600,00.

Porém, o site do auxílio emergencial disponibiliza um meio, até mesmo para quem não solicitou o benefício, para verificarem se o CPF foi utilizado irregularmente por fraudadores.

1 – Acesso

Para acessar ao site do auxílio emergencial, basta fazer uma consulta no site do Dataprev. O link é esse: https://consultaauxilio.dataprev.gov.br/consulta/#/

2 – Dados

Depois, é necessário preencher os campos. Coloque o número do CPF, nome da mãe, data de nascimento e marcar a opção “não sou um robô”.

3 – Checagem

Caso não tenha solicitado o benefício, vai aparecer uma mensagem com os dizeres: “requerimento não encontrado”. Mas, se o CPF foi utilizado para pedir o auxílio, a mensagem irá informar que o benefício está em processamento, foi aprovado, não aprovado, requerimento retido ou dados inconclusivos. Isso quer dizer que seus dados foram usados para solicitar o auxílio emergencial

Como denunciar?

Isso pode ser feito diretamente ao Ministério da Cidadania por meio dos telefones 121 ou 0800-707-2003. A denúncia também pode ser feita diretamente em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

*Com informações O Tempo

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por