JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 10 de julho de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

GERAL

#BlackoutTuesday: entenda por que o seu feed está cheio de imagens pretas

02/06/2020 - 15:23:03.

Quem rolou o feed do Instagram nesta terça-feira (2) a princípio estranhou várias fotos pretas, sem nada escrito. Diante de tantos protestos nos Estados Unidos e também ao redor do mundo, o movimento #BlackoutTuesday surgiu como uma manifestação pacífica.

O protesto, que adquiriu escala mundial, levanta a bandeira contra o racismo e violência policial no país norte-americano, que está em verdadeira guerra após a morte de George Floyd, sufocado por um policial branco. De anônimos a celebridades como Elton John, Cardi B, Dakota Fanning e Zayn, as imagens pretas com a tag #BlackoutTuesday e #BlackLifesMatter, algo como terça-feira do apagão e vidas negras importam, em tradução livre.

 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

#theshowmustbepaused #blackouttuesday

Uma publicação compartilhada por Elton John (@eltonjohn) em

A iniciativa do #BlackoutTuesday tem por objetivo interromper as atividades diárias em forma de protesto virtual. O movimento foi organizado por empresas do setor da música e num piscar de olhos tomou conta das redes sociais. A Apple Music, por exemplo, apagou todas as publicações de seu perfil no Instagram, deixando apenas um vídeo e uma foto do movimento.

O Spotify também aderiu à campanha e prometeu inserir 9 minutos de silêncio entre músicas e podcasts, em alusão ao tempo em que George Floyd ficou preso ao joelho do policial Derek Chauvin, o que culminou na sua morte. Gravadoras grandes, como Warner Music e Atlantic, anunciaram também que não trabalham nesta terça. As brasileiras também abraçaram a causa, como Som Livre, Warner Music Brasil, Sony Music Brasil, Ingrooves Brazil, ONErpm, UBC, Universal Music Brasil, além da Deezer Brasil, que compartilharam declarações em suas redes sociais com a hashtag #VidasNegrasImportam.

Mais de seis milhões de posts foram feitos até a publicação desta matéria. Além das publicações nas redes sociais, há a intenção de não fazer lançamentos musicais, nem vender ou comprar.

Ver essa foto no Instagram

BLACKOUT

Uma publicao compartilhada por Cardi B (@iamcardib) em

*Com informações do jornal O Tempo.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia