GERAL

Uniube disponibiliza conteúdos gratuitos sobre planejamento financeiro

Publicado em 28/05/2020 às 20:38Atualizado em 18/12/2022 às 06:40
Compartilhar

Independência financeira é o que todo mundo almeja, mas ter controle sobre as finanças pessoais não é uma tarefa fácil. Diante disso, a Universidade de Uberaba (Uniube) disponibiliza, gratuitamente, um Guia de Finanças sobre planejamento orçamentário familiar. São cinco aulas gratuitas e ainda um material complementar, que inclui um e-book, com todo conteúdo tratado nas aulas, e uma tabela em excel, para o controle dos gastos mensais. O cadastro para acesso aos conteúdos deve ser feito pelo link.

A importância do tema é tratada no lançamento do Guia de Finanças em um bate-papo entre o Pró-Reitor de Ensino Superior da Uniube, Marco Antônio Nogueira, e os professores Lucas Borges Kappel e Daniela Sabino, intitulado ‘Nunca foi tão necessário falar sobre finanças’. “Eu costumo dizer que a parte mais sensível do corpo é o bolso. Então a proposta da Universidade é mais que bem-vinda. A forma como uma pessoa trata/gerencia a ENTRADA e a SAÍDA de recursos financeiros é essencial em qualquer tempo, mas neste em que vivemos, em que a entrada de recursos financeiros pode ser limitada (desemprego e redução de salário), a importância se torna fundamental, daí a necessidade do aprimoramento no ‘trato’ com os recursos financeiros", enaltece o Pró-Reitor de Ensino Superior e economista, Marco Antônio Nogueira.

Durante o encontro, a professora Daniela, psicóloga e coach, aborda sobre os desejos do ser humano e os consumos por eles provocados. “Para a maior parte das pessoas, o consumo não é pelo que lhes é necessário, mas pelo que elas precisam ter. E o desejo é temporário. A psicologia econômica surgiu, justamente, para entender o motivo das anomalias relacionadas ao comportamento das pessoas perante o consumo, é a relação do comportamento, de sentimentos e de pensamentos de indivíduos com os fenômenos econômicos”, esclarece Sabino.

Para ilustrar os efeitos do consumo exagerado, a psicóloga cita situações corriqueiras do dia a dia. “Quem nunca foi ao shopping para passear e voltou com as mãos cheias de sacolas? Quem não foi ao supermercado fazer compras e não excedeu uma lista? Então, a gente chama isso de uma compra impulsiva, não planejada. Geralmente, essa compra impulsiva é feita na ilusão de que algo será atendido, uma frustração, uma vontade de estar mais alegre naquele dia. Essa velocidade queima uma etapa, que é a da análise”, complementa.

As aulas do Guia de Finanças são ministradas pelo professor de finanças Lucas Kappel. O docente é mestre em Administração e possui MBA Executivo Internacional. “O planejamento financeiro é algo imprescindível para momentos de crise econômica, pela qual o Brasil e o mundo estão passando. Nesse sentido, o Guia de Finanças Uniube vem colaborar muito para que as pessoas consigam ter o mínimo deste controle, de acompanhamento das suas despesas, o mínimo de gestão com eventuais recursos que sobrem”, pontua.

A disponibilização dos conteúdos será dividida em cinco aulas, que vão tratar os temas: como se organizar financeiramente, como preencher a tabela de controle orçamentário, como buscar financiamentos, como investir em renda fixa e como investir em renda variável. “Demonstrar, por meio de ações, o compromisso na formação de pessoas para termos, cada vez mais, uma sociedade justa, isso é o escopo da missão da Uniube. Sociedade justa é aquela em que a Educação, em todos os sentidos, está disseminada, em que a informação de qualidade chega às pessoas e, por meio dessa, pessoas conscientes sejam formadas”, continua o Pró-Reitor.

“A intenção do Guia de Finanças Uniube é ajudar as pessoas a conseguir se organizar financeiramente e, assim, passar por este período turbulento de uma maneira mais adequada”, conclui Kappel.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por