GERAL

A importância do manejo nutricional na cultura de batata

Publicado em 28/05/2020 às 16:56Atualizado em 18/12/2022 às 06:41
Compartilhar

A Satis acompanha o desempenho das lavouras de batata desde o início das atividades da empresa, há quase 20 anos. “Nosso objetivo sempre foi o de atender as demandas dos produtores e contribuir para explorar o potencial produtivo da cultura”, afirma o gerente de pesquisa da Satis, Aedyl Lauar (foto). Ele destaca que a empresa sempre esteve focada em pesquisas e desenvolvimento de soluções voltadas a tornar as variedades mais resistentes às doenças e mais tolerante às mudanças climáticas. 

Como a batata é plantada em diferentes regiões do País, as variações de clima podem ser prejudiciais ao rendimento das lavouras, por isto a importância da aplicação de produtos para estimular a autodefesa e o metabolismo vegetal. Lauar destaca que, em quase duas décadas de acompanhamento, é possível verificar que houve uma grande evolução no sistema de manejo das lavouras e no surgimento de variedades que alcançam maior produtividade, o que representa mais ganhos para o produtor. “Hoje temos variedades mais adaptadas aos diferentes ambientes”, acrescenta. 

Com isto, o rendimento das lavouras alcançou uma média de 50% de crescimento em 20 anos. A Satis com soluções para o manejo nutricional da batata desde a fase de plantio até a época de colheita. São produtos como o Fulland, Vitakelp, Sturdy e Vitan que “agregam nutrientes e aditivos ao desenvolvimento da planta, explorando sua máxima capacidade produtiva”, destaca o gerente de pesquisa. 

Nos últimos anos, a Satis intensificou a realização de pesquisas em lavouras de todo o País para entender as principais carências de cada uma das culturas e, desta forma, desenvolver produtos específicos. Estudo realizado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por exemplo, apontou, no ano passado, aumento de produtividade da batata em até 12% em uma área experimental. A análise foi feita com base na ação do Fulland e Stayflex. Esses produtos estimulam a autodefesa e o metabolismo do vegetal e, desta forma, ajudam a diminuir a incidência de doenças. Sobre a Satis

Com sede em Araxá (MG), a Satis cuja principal característica é proporcionar uma absorção mais rápida para melhorar o rendimento das lavouras. Com soluções da raiz às folhas, seus produtos estão presentes em mais de 80% do território nacional. A empresa trabalha com tecnologia própria para o desenvolvimento de soluções especialmente em lavouras como milho, café, soja, feijão, trigo, arroz e HF. Esses produtos são formulados com combinações e dosagens diferentes de nutrientes com o objetivo de garantir a saúde da planta, contribuindo para seu ganho de produtividade

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por