GERAL

Com Peiropólis como cenário, escritor lança histórias em quadrinhos sobre superação, música e Covid-19

Publicado em 25/05/2020 às 17:37Atualizado em 18/12/2022 às 06:32
Compartilhar

Duas histórias em quadrinhos, versão e-book, serão lançadas nesta terça-feira (26). Os títulos “A Menina do Violino Azul” e “A Esperança Contra o Coronavírus” são dois materiais lúdicos voltados para crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas. O intuito também é fornecer conteúdo para quem está em quarentena e não tem material didático sobre o coronavírus. Ambas as histórias contam com o bairro rural Peirópolis como plano de fundo.

Os e-books serão lançados através de uma live, às 9h30, na Rádio nas Nuvens do UFTM, com a participação do escritor Gilberto Lacerda, do geólogo Luiz Carlos Ribeiro (personagem nos dois livros), do paleoartista Rodolfo Nogueira e da sambista do Rio de Janeiro, Egili Oliveira (uma das personagens).

Sinopse

A primeira história “A Menina do Violino Azul” tem como protagonista a Nanda, uma criança cadeirante que muda de vida após conhecer Peirópolis e os dinossauros. “A Menina do Violino Azul” fala sobre superação pessoal no âmbito físico e emocional. Já a “A Esperança Contra o Coronavírus” apresenta de forma lúdica outra aventura de Nanda, desta vez trazendo mensagens positivas e educativas para que as pessoas se sensibilizem sobre os cuidados durante a pandemia da Covid-19.

Além de abordar a pandemia, o material é uma ferramenta de educação patrimonial para o público estudantil sobre dos valores da geodiversidade, reafirmando a cidade de Uberaba como a Terra dos Dinossauros do Brasil. Também colabora para o fortalecimento do Projeto Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes”, que tem como protagonistas os dinossauros, a história da chegada do Zebu, além da riqueza do patrimônio religioso expresso nas igrejas católicas musealizadas e do ícone Chico Xavier.

Traz para o leitor elementos para valorização da memória, das tradições e da história uberabense e brasileira ao mesmo tempo que o faz refletir sobre a importância coletiva dos vínculos da comunidade em tempos difíceis vividos nesta pandemia.

"A Esperança Contra o Coronavírus é a primeira história em quadrinhos a abordar esse tema no Brasil. Essa doença mudou tudo. O objetivo do livro ilustrado é mostrar de forma lúdica como precisamos mudar nossos hábitos de higiene e proteger as pessoas do grupo de risco. A prefeitura estará disponibilizando esse material no seu site em primeira mão, o qual pode ser lido no celular sem risco para quarentena”, afirma o escritor Gilberto Lacerda.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por