GERAL

Instituições de ensino de Uberaba produzem equipamentos de segurança pessoal para hospitais

Publicado em 28/04/2020 às 15:39Atualizado em 18/12/2022 às 05:57
Compartilhar

Fotos/divulgação 

Instituições de ensino de Uberaba estão produzidos equipamentos de segurança para serem doados para as unidades hospitalares de Uberaba e da região.

A Universidade de Uberaba (Uniube) está fabricando viseiras e respiradores por meio de impressora 3D, que serão doados para unidades hospitalares do Triângulo Mineiro, entre elas, o Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU). A iniciativa é desenvolvida por diversos grupos e empresas da região, por meio de uma rede de colaboração. Os equipamentos são essenciais para a segurança dos profissionais da saúde e no tratamento dos pacientes.

A expectativa da instituição é contribuir, num primeiro momento, com 320 unidades de equipamentos. Como a situação de crise causada pelo novo Coronavírus não tem prazo definido, a produção pode aumentar. As peças são fabricadas em impressora profissional do modelo XYZ Da Vinci PRO.

Para o diretor técnico do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), Galvani Salgado Agreli, essa é uma atitude extremamente positiva, principalmente para os hospitais e unidades que atendem o Sistema Único de Saúde e têm dificuldades financeiras. “Muitos desses produtos estão difíceis de serem encontrados no comércio e distribuidoras. Então, é extremamente louvável a atitude dessas empresas neste momento. Eu acredito que esse é o caminho para que a comunidade em geral, Uberaba e as outras cidades do Brasil consigam passar por essa crise com menor dano possível e menor sofrimento da população”, finaliza.

O Núcleo de Trabalho em Internet das Coisas (IoT) da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) também se uniu a um grupo de empresas de inovação tecnológica para ajudar no combate à pandemia da Covid-19. Liderado pelo professor Marcelo Augusto Silva, o IoT AgroLab trabalha na produção de “face shields”, máscaras de proteção que serão utilizadas pelos profissionais que realizarão o atendimento aos pacientes com coronavírus.

O item também é essencial para a segurança dos profissionais que atuam na linha de frente do combate ao Covid-19, a máscara do tipo "face shield" cobre toda a frente e a lateral do rosto para proteger o profissional de doenças que podem ser transmitidas por substâncias corporais, como respingo de sangue, secreção corporal ou saliva.

Por meio da impressora 3D, o grupo usa polímero poliácido láctico para produzir a estrutura que é fixada na cabeça. Já a placa que fica em frente ao rosto do usuário é feita de uma placa de PVC transparente, do tipo acrílica.

A ação é resultado de um esforço coletivo, envolvendo empresas de base tecnológica, pessoas da cultura maker e das novas tecnologias de produção. “O Grupo IoT AgroLab é formado por alunos e ex-alunos dos cursos de Sistemas de Informação e Sistemas para Internet. Apesar de todo situação, estamos honrados em ajudar os profissionais de saúde, que são verdadeiros heróis neste momento”, destaca Marcelo.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por