GERAL

Serasa aponta que comércio tem a maior queda dos últimos 20 anos

A maior queda foi na venda de carros, motos e peças e material de construção

Publicado em 07/04/2020 às 19:15Atualizado em 18/12/2022 às 05:28
Compartilhar

A atividade do comércio brasileiro está em queda. Medidas em níveis federal, estadual e municipal estão sendo tomadas para evitar a proliferação do coronavírus. Entre elas, o fechamento dos estabelecimentos comerciais não essenciais.

Março deste ano, se comparado com fevereiro, ocupa o ranking de maior queda coletada pela pesquisa do Serasa Experian, iniciada em 2000. Segundo o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, a redução foi de 16,2%, feitos os devidos ajustes sazonais.

De acordo com o levantamento pesquisa, todos os setores registraram queda em março. Os mais significativos foram aqueles em que as compras podem ser adiadas, entre eles veículos, motos e peças (-23,1%) e materiais de construção (-21,9%). Combustíveis e lubrificantes foram os que tiveram menor queda em março, se comparado com fevereiro, -5,5%.

O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, diz que, além de esperado, esse movimento deve ser uma tendência para os próximos meses.

“Com as pessoas ficando mais em casa e muitas lojas físicas fechadas, cai automaticamente o consumo de itens, principalmente os não essenciais, como Veículos e Materiais de Construção, que apresentaram a maior retração em março. Na contramão estão áreas essenciais, como Supermercados e Combustíveis, cujo impacto foi menor pelo consumo e necessidade de abastecimento das cidades”, avaliou o economista.

*Com informações Estado de Minas

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por