JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 31 de maio de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

GERAL

Viaje pelos palcos do mundo com apresentações online de concertos e peças teatrais

Veja como assistir musicais da Broadway, orquestras sinfônicas, balés e até óperas transmitidas pela internet durante a pandemia do coronavírus

06/04/2020 - 07:32:09. - Por Gisele Barcelos

Em tempos de coronavírus, dizer que o show precisa continuar parece difícil com os palcos vazios em todos os lugares do mundo. Desde a popular Broadway em Nova York até a tradicional Ópera de Viena suspenderam atividades para ajudar no controle da propagação da doença, mas vários espetáculos poderão entrar novamente em cartaz. E o melhor: direto na casa da platéia.

Graças à tecnologia, o ingresso está garantido seja para seu musical preferido, uma apresentação de balé ou um bom concerto de música clássica sem sair de casa. Teatros, companhias de dança e orquestras estão disponibilizando performances completas por streaming na internet e a lista tem atrações para todos os gostos.

VEJA TAMBÉM:

14 atrações para visitar pela internet durante a quarentena

15 filmes/séries para viajar sem sair de casa (e ajudar a prevenir contra o coronavírus

É claro que nada substitui a emoção de ver ao vivo as cortinas se abrirem para o início de um espetáculo, mas, enquanto não temos como ir longe, podemos nos distrair em grande estilo até a turbulência passar. Então, aumente o som e se prepare que o show vai começar. 

Musicais da Broadway no Youtube

Criador do aclamado O Fantasma da Ópera, o compositor Andrew Lloyd Weber lançou um novo canal no YouTube para transmitir algumas das suas produções gratuitamente online todas as semanas, em um esforço para manter as pessoas entretidas enquanto estão em casa.

Intitulado The Shows Must Go On!, o canal colocará no ar uma nova produção do repertório do compositor por um período de 48 horas toda sexta-feira, às 19h. No dia 10 de abril, entra em cartaz no espaço virtual "Jesus Cristo Superstar", que conta com a ex-Spice Girl, Mel C, no elenco. As transmissões estão programadas para acontecer ao longo do mês de abril e os próximos espetáculos serão anunciados semanalmente no canal. 

Orquestra Petrobrás Sinfônica 

Durante este período critico de quarentena, a Orquestra Petrobrás passou a incluir diariamente em seu canal do YouTube, vídeos inéditos de concertos apresentados durantes os últimos anos. Alguns dos espetáculos confirmados para disponibilização são “Quebra Nozes” e “Ventura”, além de composições de artistas populares como Nando Reis e Michael Jackson. Confira no link:   https://www.youtube.com/user/OPESinf/videos   

Orquestra Sinfônica de São Paulo

Obras gravadas em temporadas anteriores da orquestra começaram a serem disponibilizadas este mês no canal Sala São Paulo. Os vídeos são publicados todas as terças e quintas-feiras. Para acompanhar o projeto, basta clicar aqui

Orquestra Filarmônica de Berlim

 

Mais de 600 concertos dos últimos dez anos foram disponibilizados no site da filarmônica alemã, de graça, até 19 de abril. Basta entrar no site e fazer o cadastro do email na Sala Digital de Concerto para ter acesso a todas as apresentações, inclusive ensaios de performances que aconteceriam no Festival de Páscoa - cancelado devido à pandemia. 

Espetáculos de dança

A companhia Sadler's Wells montou um programa completo de apresentações de dança e oficinas para ajudar as pessoas a passarem o tempo durante o bloqueio. Lançado em 27 de março, o grupo usa o Facebook para transmitir as produções.

Até o fim da semana, estará no ar a adaptação de Rumpelstiltskin, um conto de fadas contado através da dança para todas as idades. Clique para conferir.

Clássicos do Ballet

O Teatro Bolshoi, na Rússia, foi fechado no mês passado por causa da pandemia, mas o famoso balé está transmitindo gratuitamente pela internet algumas de suas  apresentações ao longo dos 195 anos de história. A próxima exibição será no dia 10 de abril e será a oportunidade para conferir a performance consagrada de O Quebra Nozes. Basta acessar o canal no Youtube.

O Teatro Guaíra em Curitiba também está compartilhando com o público espetáculos produzidos e encenados nos palcos da cidade. Por meio do projeto #Guaíraflix já foi transmitido o balé O Segundo Sopro. O próximo a ser exibido será O Lago dos Cisnes.  As coreografias podem ser acessadas no canal do YouTube do Teatro.

Sucessos do Teatro 

O National Theatre em Londres abriu acesso às produções teatrais que  filmou na temporada e vai transmitir peças toda quinta-feira à noite pelos próximos dois meses.  A apresentação ficará disponível gratuitamente nos próximos sete dias no YouTube.

A programação contará com exibições de peças como Jane Eyre, de Charlotte Brontë, a partir de 9 de abril; Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson, a partir de 16 de abril; e com clássicos de Shakespeare a partir do dia 23 de abril para celebrar o aniversário do escritor. 

Ópera do MET

 

A Metropolitan Opera, de Nova York, pode estar fechada por causa da pandemia, mas nem por isso deixou de pensar nos apreciadores do estilo lírico. A instituição disponibiliza semanalmente performance de obras ecléticas, que inclui também clássicos de compositores como Mozart e Wagner. Confira a programação desta semana.

Ópera de Berlim 

Todas as apresentações da casa foram canceladas até meados de abril, mas a Ópera da Baviera disponibilizou gratuitamente em seu site e canal do youtube diversos números.  No ar agora está A Escola dos Amantes, antepenúltima ópera de Mozart. Já no dia 11 de abril será transmitida online a peça Sete Mortes de Maria Callas, com a artista performática Marina Abramovic. Para assistir a exibição, basta acompanhar o canal.

*Gisele Barcelos é uma jornalista viajante, apaixonada por pesquisar novos destinos e montar roteiros para aventuras pelo mundo afora. Além do conteúdo para o portal do Jornal da Manhã, é autora do blog Checklist Mundo e do instagram Checklist Mundo, onde compartilha dicas para ajudar todo mundo a viajar mais e melhor.

 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia