GERAL

Museu virtual do Sesi sobre antigas profissões é alternativa para quarentena

Espaço pode ser explorado em 360º

Publicado em 04/04/2020 às 10:47Atualizado em 18/12/2022 às 05:23
Compartilhar

Foto/Divulgação

Museu conta com 2,5 mil peças que contam a história de antigos ofícios

O Museu de Artes e Ofícios (MAO) do Serviço Social da Indústria (Sesi), em Belo Horizonte, pode ser visitado virtualmente em 360º. O espaço tem 2,5 mil peças, que contam a história de profissões que deram origem à indústria mineira de transformação.

O acervo conta com instrumentos, utensílios, ferramentas, máquinas e equipamentos dos séculos XVIII ao XX. Os materiais representam antigos ofícios de setores tradicionais, como mineração, lapidação e ourivesaria, alimentício, tecelagem, couro e energia.

Ao clicar na peça, detalhes do objeto são apresentados ao usuário, que ainda pode aumentar o item. Narrador e efeitos sonoros também ajudam a contar a histórias das profissões.

Para o supervisor do Centro Cultural Sesiminas Uberaba José Maria Barra, Luiz Hozumi, consumir arte é uma forma de manter o equilíbrio durante a quarentena do novo coronavírus. “Temos uma democratização da arte até porque as informações disponíveis em uma exposição online, muitas vezes, só seriam adquiridas presencialmente se o visitante estivesse acompanhado de um guia especializado”.

Para visitar o MAO, acesse eravirtual.org. Desde julho 2016, o Museu é administrado pelo Sesi, com o suporte de parceiros. A visita virtual foi proporcionada por meio do Projeto ERA Virtual, que trabalha na disponibilização de visitas pela internet com visualização 360º de museus brasileiros e acervos

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por