GERAL

Ministério da Saúde corrige informação sobre 1ª morte de Covid-19 no Brasil

A idosa de 75 anos morreu em decorrência da Covid-19 no dia 25 de março e não em janeiro

Publicado em 03/04/2020 às 14:40Atualizado em 18/12/2022 às 05:25
Compartilhar

Depois de corrigir o boletim epidemiológico da Covid-19 ontem, retirando três óbitos do balanço do estado, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) precisou novamente retificar dados. Desta vez, sobre o primeiro caso do novo coronavírus que teria ocorrido em 23 de janeiro. Contudo, segundo o Ministério da Saúde – que primeiro divulgou essa informação – a paciente em questão começou a apresentar sintomas em 25 de março. Assim, os casos mais antigos continuam sendo de fevereiro. A pasta atribuiu o erro à Secretaria de Saúde mineira.

"O Ministério da Saúde foi comunicado pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais nesta sexta-feira (3) sobre a conclusão de investigação do possível primeiro caso de Covid-19 no Brasil. A informação de início dos sintomas foi alterada de 23/1/2020 para 25/3/2020. Os dados no sistema de notificação estão sendo atualizados", diz nota da pasta.

Ontem, o Ministério da Saúde havia explicado que investiga os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) de forma retroativa. Nesse processo, em que estão sendo analisadas amostras de todas as semanas anteriores, tinha sido encontrado um caso de 23 de janeiro, informação agora corrigida.

Segundo o último boletim do ministério, o novo coronavírus já infectou 7.910 pessoas, matando 299. Em , sendo que três aguardam o resultado da contraprova do Ministério da Saúde.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por