GERAL

UFTM imprime, em 3D, viseiras para protetores faciais

Publicado em 01/04/2020 às 20:37Atualizado em 18/12/2022 às 05:22
Compartilhar

Foto/Luana Cunha/HC-UFTM

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro iniciou, no dia 27 de março, a impressão em 3D de viseiras em material plástico, úteis para a fabricação de protetores faciais (face shields), compostos a partir do encaixe das viseiras a folhas transparentes de acetato, higienizáveis. A produção, de 12 peças por dia, tem sido encaminhada ao Hospital de Clínicas.

Esse tipo de Equipamento de Proteção Individual (EPI) visa a proteger os profissionais de saúde contra gotículas de saliva e fluidos nasais, aumentando a segurança do trabalho no contexto de enfrentamento ao coronavírus.

“A Nota Técnica 4/2020, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, deixa a critério dos estabelecimentos hospitalares orientar a extensão do uso de máscaras N95 (capazes de bloquear pelo menos 95% das partículas em suspensão no ar), desde que mantidas limpas e íntegras, e sejam guardadas após o uso conforme regras específicas. Em face da excepcionalidade de desabastecimento mundial de EPIs, orientamos esse reuso por até 15 dias no HC-UFTM, em associação com os protetores faciais”, explica a chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, Fernanda Carolina Camargo.

Segundo Camargo, confecção dos protetores ajuda a otimizar o suprimento de máscaras N95. “O uso da máscara em conjunto com os face shields tem sido adotado por hospitais de referência em todo o Brasil. Diante do atual cenário, a gestão eficaz desses insumos se tornou um imperativo”, contextualiza.

O Serviço de Mídia em Extensão e Cultura da UFTM, responsável direto pela impressão das viseiras, informa que os filamentos plásticos utilizados na impressora 3D são limitados. Doações desse material, bem como de folhas de acetato, são bem-recebidas. O contato do setor é [email protected].

O Hospital de Clínicas tem recebido, também, itens de almoxarifado e farmácia (conferir relação em anexo). As doações de empresas e pessoas físicas podem ser entregues ao Setor de Suprimentos, localizado à Rua Capitão Domingos, 50. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. O HC-UFTM reforça o esclarecimento de que não recebe donativos em dinheiro. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por