GERAL

6 dicas para se adaptar com mais facilidade ao home office

Para auxiliar a rotina dos profissionais que precisaram adotar de um dia para o outro o sistema em meio à crise do Covid-19, foram elencadas dicas importantes

Publicado em 01/04/2020 às 20:30Atualizado em 18/12/2022 às 05:22
Compartilhar

O formato de trabalho home office passa por grande expansão. A Engaje! Comunicação ao adotou em 2011 o sistema. A tendência é que haja cada vez maior aderência das empresas ao novo modelo.

De acordo com um levantamento de 2018, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 3,8 milhões de brasileiros trabalhavam dentro de casa, o chamado home office, ou seja, o maior contingente de pessoas nesta condição de trabalho já registrado. Isso representa 5,2% do total de trabalhadores ocupados no país (com exceção de empregados no setor público e os trabalhadores domésticos), uma alta de 44,4% em relação à contagem realizada em 2012, quando teve início a série histórica da pesquisa.

A principal dica para quem vai aderir ao formato agora, segundo a Enagaje! Comunicação é: "Foque nos benefícios. Pense no fim do tempo perdido com deslocamento (meios de transporte lotados, trânsito, etc.), além das vantagens de estar próximo à família e no conforto do lar".

- Estipule o horário que estará dedicado e disponível ao trabalho, como já fazia antes, e procure se concentrar nele durante este período. Entenda qual seu nível de concentração sozinho e, se necessário, aja para restringir o que podem ser distrações irresistíveis (desde as redes sociais até um simples e-mail). Cada profissional encontra o formato mais indicado para seu perfil e tipo de trabalho. Lembre-se que todo equipamento e aplicativo sempre tem um botão liga-desliga.

- Adapte um cômodo da casa em que possa se preservar de barulhos, intervenções de familiares e animais, durante o horário que estipulou para trabalhar.

- Comunique às pessoas com quem divide seu lar sobre suas necessidades e definições. Seja claro e gentil. Informadas corretamente, se empenharão em ajudar, inclusive, as crianças.

- Acrescente também um bilhete na porta do local, que separa você dos demais ambientes, com o seu horário de trabalho, pedido de silêncio e de evitar interrupções para ajudar a todos a se lembrarem desse novo hábito que terão que adquirir em conjunto.

- Faça um intervalo rápido, de 10 minutos, entre o início do trabalho e o almoço, e outro na parte da tarde. Saia do ambiente, tome um chá/café/água, se alimente com algo saudável e socialize com outros moradores com quem divide a casa ou com seus amigos por telefone ou whatsapp, caso more sozinho. Essa quebra é importante para resgatar as energias e minimizar a sensação de isolamento por longos períodos, especialmente, no começo dessa significativa mudança.

- Estabeleça um canal de contato corriqueiro com sua equipe (chefes, colegas, subordinados, fornecedores etc.) e o use sem moderação. Os aplicativos de mensagens e chamadas, como o WhatsApp, são uma ótima opção. Lembre-se que trabalhar remotamente não é trabalhar sozinho, e que os contatos devem ser tão ou mais frequentes do que num escritório.

O sistema home office traz consigo muitos benefícios aos profissionais, mas também desafios. Há pessoas que sonham com ele, outras que preferem estar no modelo convencional. Alguns se adaptam bem e outros não. Isso não faz de ninguém melhor ou pior profissional. São apenas os diferentes perfis de ser humano, por isso, escolhemos também diferentes profissões que mais se ajustam a cada tipo de pessoa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por