GERAL

14 atrações para visitar pela internet durante a quarentena

Basta um computador conectado à internet para dar um pulo em lugares fantásticos como o Museu do Louvre e Machu Picchu

Publicado em 30/03/2020 às 08:08Atualizado em 18/12/2022 às 05:17
Compartilhar

Com voos cancelados e cidades inteiras em isolamento por causa do coronavírus, os planos de férias de muita gente estão suspensos por tempo indeterminado. No entanto, ainda é possível visitar atrações populares em todo mundo sem precisar sair de casa.

Basta um computador conectado à internet para dar um pulo em lugares fantásticos como o Museu do Louvre e Machu Picchu. Várias as atrações contam com webcams em tempo real ou visitas virtuais que permitem passear no conforto da sua sala de estar.

É claro que nada supera a visita em carne e osso, mas, enquanto não podemos ir, a tecnologia quebra o galho e ajuda a passar as horas durante o período do isolamento. Então, confira a conexão do wi-fi e embarque numa viagem online pelo mundo.

Metropolitan Museum of Art - MET

O Metropolitan Museum of Art - Met, em Nova York, é um dos mais visitados museus do planeta. A coleção permanente inclui obras de arte da Antiguidade clássica e do Antigo Egito, pinturas e esculturas de mestres europeus e uma ampla coleção de arte moderna americana. Além disso, o museu tem também galerias de arte africana, asiática, oceânica, bizantina e islâmica, além de coleções enciclopédicas de instrumentos musicais, vestimentas e acessórios antigos. A visita virtual à sua coleção do museu pode ser feita aqui.

Capela Sistina

Situada dentro dos Museus do Vaticano, a capela é mundialmente conhecida por ser uma das obras de Michelangelo. Virtualmente é possível ver com calma cada detalhe da construção sem tumulto. Além disso, a tecnologia permite caminhar pelos corredores e salões do restante do museu, apreciando trabalhos de Rafael, Leonardo Da Vinci, Caravaggio e outros. Diversas obras, capelas e edificações podem ser visitadas em vídeos e em fotos 360º.

Museu do Louvre

O Louvre não é apenas um dos maiores museus de arte do mundo, mas também um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Paris. No tour virtual podem ser observadas as fachadas do prédio histórico e o interior das galerias, por exemplo. Como o prédio originalmente era uma fortaleza, os visitantes podem percorrer o perímetro do fosso original. A Mona Lisa (1503), de Leonardo da Vinci, estrela maior do acervo desde 1797, sempre com enormes filas ao redor, é disponível detalhe por detalhe no site do museu. O passeio virtual pode ser feito aqui.

Palácio de Versalhes

Construído por ordem do rei Luís XIV, o mais poderoso rei francês do período absolutista, o castelo mais importante da França abriga um acervo de peças e arte francesa dos séculos 17 e 18. O prédio encanta pela imponente arquitetura e mais de 800 hectares de jardins que remetem ao luxo da realeza. Para começar o tour online, acesse aqui.

Casa de Anne Frank

Localizado em Amsterdam, conta a história da menina de origem judia que se refugiou com a família na casa de vizinhos que os protegeram durante a invasão nazista aos Países Baixos, em 1942. Virtualmente é possível assistir a diversos vídeos sobre a vida e o diário de Anne Frank, visitar a sala onde ela e a família ficaram escondidas por mais de dois anos durante a Segunda Guerra Mundial e também a casa onde moravam antes da grande guerra. Quem tiver disponível óculos de realidade virtual poderá usá-los em uma sessão especial.

O museu virtual está disponível em inglês, espanhol, holandês e alemão. Há uma galeria especial em português e outras 19 línguas. A sessão de realidade virtual também está disponível em português. O museu também pode ser visto no Google Arts & Culture.

Machu Picchu

A cidadela inca fica no alto da Cordilheira dos Andes no Peru. O monumento é considerado Património da Humanidade pela UNESCO e tira o fôlego pela paisagem natural que envolve as ruínas arqueológicas. O passeio virtual pode ser feito pelo Google 

Palácio de Buckingham

Residência oficial da rainha Elizabeth, o Palácio de Buckingham é um dos cartões-postais de Londres e pode ser conhecido por dentro pelos curiosos virtualmente. A visita online em 360 graus permite se maravilhar com locais emblemáticos do prédio histórico, como a Sala do Trono, a Grande Escadaria e a Sala Branca.

National Gallery

O prédio da National Gallery na Trafalgar Square sem dúvidas é um dos locais mais fotografados da capital da Inglaterra e também pode ser conferido à distância. Em colaboração com o Google Street View, a galeria criou uma visita virtual pelas suas pinturas fascinantes ao longo de sete salas e no salão central.

Museu Britânico

A coleção abrange mais de dois milhões de anos de história No passeio virtual, os amantes da história podem ver artefactos, incluindo a Pedra de Roseta, as esculturas do Parthenon e as múmias egípcias. Acesse o acervo do museu aqui.

Stonehenge

O círculo de pedras mais famoso do mundo é uma das atrações que não podem faltar em roteiro pela Inglaterra. Cheio de mistérios até hoje, o monumento pode ser explorado com uma visita de 360 graus do site English Heritage. O passeio online permite caminhar dentro do círculo, privilégio que só acontece em datas limitadas de forma presencial.

Calçada dos Gigantes

A paisagem acidentada da Calçada dos Gigantes, na Irlanda do Norte, é um espetáculo à vista - na vida real e online. No site do National Trust, é possível fazer um tour virtual do ponto de vista de quatro ângulos diferentes - Grand Causeway, Aird Snout, Giant's Port e Port Noffer - completa com os sons do local.

Museu Nacional dos Coches

Dono de um dos acervos mais surpreendentes entre os museus de Lisboa, o museu reúne coleções completas de charretes e carruagens reais da Europa. Ricamente decoradas, elas datam dos séculos 16 ao 19 e contam a história não apenas da corte portuguesa, mas também de outros países europeus. Os veículos podem ser vistos em detalhes e em diferentes ângulos, com as devidas explicações. Para começar a visita, basta clicar no link.

Museu Hermitage

Fundado em 1764 pela imperatriz Catarina, a Grande, o museu em São Petersburgo abriga uma enorme coleção de pinturas, obras gráficas, arte aplicada, moedas numismáticas e objetos arqueológicos. A sua vasta coleção possui itens de praticamente todas as épocas, estilos e culturas da história russa, europeia, oriental e do norte da África. Para explorar o acervo, acesse aqui.

Pinacoteca de São Paulo

Um dos mais importantes museus da América Latina, a Pinacoteca entrou no universo online para proporcionar uma nova forma de visitação ao seu público. Com panoramas em 360º e realidade virtual, a instituição leva os internautas a um passeio por seu acervo e pelo próprio espaço arquitetônico da pinacoteca – com seus clássicos tijolinhos. Acesse a visita virtual da Pinacoteca.

*Gisele Barcelos é uma jornalista viajante, apaixonada por pesquisar novos destinos e montar roteiros para aventuras pelo mundo afora. Além do conteúdo para o portal do Jornal da Manhã, é autora do blog Checklist Mundo e do instagram Checklist Mundo, onde compartilha dicas para ajudar todo mundo a viajar mais e melhor.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por