GERAL

Quer ser um freelancer? Aqui estão alguns programas para te ajudar

Publicado em 27/03/2020 às 08:30Atualizado em 18/12/2022 às 05:16
Compartilhar

Muitas pessoas acabam trabalhando como freelancer por situações imprevistas que acabam acontecendo na vida de qualquer um. Uma carreira como freelancer pode ser agarrada com unhas e dentes em um cenário complicado de mercado de trabalho. 

Está bastante claro que existem uma série de vantagens em ser um freeelancer, além de trabalhar em casa, ter horários mais flexíveis e outros benefícios que podem melhorar sua qualidade de vida. Por isso ser um freelancer pode não ser só uma necessidade, mas também uma escolha.

Mas não é fácil conseguir essa liberdade de trabalhar em casa. Existe sempre um risco e é preciso dedicação e preparo para obter sucesso nessa jornada. Felizmente existem programas e aplicativos que podem te ajudar na organização do dia, comunicação com clientes, cobranças e outras coisas. Planeje sua nova vida 

A partir do momento que você decidiu ser um freelancer é preciso fazer investimentos em você e nas suas ferramentas de trabalho e assim alavancar a sua produtividade.  Para isso será preciso investir em ferramentas que irão lhe ajudar a organizar suas tarefas e projetos, entre outras funções.

Vamos a algumas delas.

Trello

O Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos que pode se ajustar conforme a necessidade do usuário. Ele trabalha com “cards” ou pequenas notas que podem ser movidas em colunas onde você escreve ou coloca imagens. A ideia é ter um gerenciador de tarefas para “visualizar” seu dia e organizar a ordem de sua jornada. 

Wondershare PDFelement

Wondershare PDFelement é sem dúvida alguma um dos programas mais completos e procurados para quem precisa editar, alterar e converter arquivos PDF. O PDFelement faz a conversão de arquivos do Word, Excel e uma variedade de outros formatos para PDF, algo que pode ser muito útil porque nem todas as pessoas assinam o pacote Office.

Além do recurso de criação de PDFs o programa tem corretor automático, protege com senha os documentos, gerando uma camada de segurança extra, e aceita assinaturas digitais para contratos e documentos que precisam dessa chancela. Uma variedade de recursos de grande utilidade e praticidade para um freelancer.

O importante é facilitar a sua vida e fazer o seu tempo render dinheiro. Ferramentas como o PDFelement da Wondershare ajudam o freelancer a dedicar cada vez mais tempo ao seu trabalho, o que no fundo é o objetivo final.

De acordo com o portal CulturaMix, o PDFelement é uma ótima alternativa para o Adobe Acrobat.

Asana

O Asana também é uma ferramenta de gerenciamento como o Trello que pode ser usada no seu PC ou mesmo no celular.

Sua interface é um pouco mais poluída que o Trello, mas o posicionamento do Asana neste caso é porque ele é muito usado por equipes de trabalho remotas do mundo inteiro. Comparando de novo com o Trello, o Asana é melhor quando existem muitas tarefas e membros de uma equipe e por isso seu formato de lista pode ser mais fácil de achar as coisas.

FreshBooks

O trabalho contábil sempre é um enorme desafio e não à toa empresas maiores precisam criar departamentos inteiros de cobrança, pagamentos e impostos. Imagine simplificar todo o controle dos seus gastos, faturas e pagamentos em um lugar?

O FreshBooks faz tudo isso para você. Ele é um verdadeiro serviço de contabilidade na nuvem criado especialmente para os freelancers. Isso significa tempo para trabalhar e ganhar dinheiro

Com uma interface otimizada ele vai facilitar a sua vida cuidando do faturamento para seus clientes nacionais e inclusive internacionais, pois gerencia uma grande quantidade de divisas. Você pode criar faturas de forma fácil, gerando um template por cliente que depois será preenchido automaticamente. Ou seja, nada de colocar endereço dele, endereço seu, data etc toda vez.

Google Docs

O Google Docs é uma ferramenta famosa, que permite ao usuário visualizar documentos, criar, editar e compartilhar os mesmos com seus contatos profissionais. Esses documentos podem ser salvos no drive do Google ou na memória de seu PC.

O que muitos não sabem é que ela oferece modelos de todos os tipos para profissionais ou empresas. Você quer fazer um orçamento mas não sabe como deve ser o arquivo? Você pode escolher um modelo e só editar com seus dados, o que será feito e quanto será cobrado.

Mesma coisa para faturas, currículos e cartas de todo tipo. Você pode parecer uma empresa de anos de mercado com sua comunicação, mesmo que seja um jovem ainda começando e fazendo seu primeiro orçamento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por