JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 02 de abril de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

GERAL

Com população em casa, Cemig dá dicas de economia de energia

Companhia destaca a utilização do serviço com racionalidade

24/03/2020 - 00:00:00.

Com a recomendação pelos órgãos de saúde para que as pessoas fiquem em casa para evitar o alastramento do coronavírus, a Cemig reforça algumas dicas simples de utilização racional da energia elétrica para os seus mais de 8,5 milhões de clientes. Além de economizar energia, essas medidas podem aliviar o valor da conta de energia nos próximos meses.

De acordo com Ronaldo Lucas Queiroz, gerente de Eficiência Energética da Cemig, o chuveiro merece uma atenção especial. Com mais pessoas em casa, aumenta a quantidade de banhos e uso desse equipamento, que é o que mais consome energia, devido à sua alta potência.

“A recomendação para economizar energia com o chuveiro é reduzir o tempo de banho e, se possível, colocar o seletor de temperatura na posição ‘verão’, o que reduz a potência em 30%, que faz uma grande diferença na hora de receber a conta de energia”, explica o gerente da Cemig.

Ainda de acordo com Ronaldo Lucas Queiroz, a geladeira é o segundo equipamento que mais consome energia em uma residência, em virtude do “abre e fecha” ao longo do dia. Uma geladeira em bom estado de uso funciona 12 horas por dia, ou seja, 360 horas por mês. “É muito importante lembrar que alimentos ainda quentes não devem ser armazenados no eletrodoméstico, pois isso sobrecarrega o aparelho e consequentemente aumenta o consumo. Cuidados como esses podem colaborar para a economia no final do mês” reforça.

Caso não tenha como escapar do ar-condicionado, programe-o para que ele desligue após alcançar a temperatura desejada. Converse com quem estiver no ambiente para que evite deixar portas e janelas do cômodo abertas enquanto ele estiver em uso. Se o dia estiver fresco, opte pelo ventilador.

Como muitas empresas estão adotando o sistema de home office para preservar seus trabalhadores, as famílias precisam ficar atentas ao consumo de computadores e periféricos. Ao se ausentar por curto período de tempo, o monitor deve ser desligado. Outros componentes, como impressoras e caixas de som também devem ficar desligados, quando o computador não estiver sendo utilizado.

Aparelhos ligados em stand by também consomem energia, por isso, sempre que possível tire os equipamentos da tomada. Sempre que deixar um ambiente desligue a luz e faça uso da luz natural abrindo bem janelas e cortinas.

Ronaldo Lucas Queiroz destaca, ainda, que a economia de energia é efetiva quando estamos atentos a pequenos detalhes. “Quanto menos aparelhos ligados à tomada, menor o consumo de energia. Devemos usar o necessário ao nosso bem-estar e, claro, à comodidade que a energia nos oferece”, ressalta.

Uso consciente da energia elétrica

Para Ronaldo Lucas Queiroz, os pais precisam ficar atentos e conversar com os filhos sobre como usar a energia elétrica de maneira eficiente. “Como ainda estão sendo registradas temperaturas mais altas em grande parte do estado, é preciso atenção para alguns eletrodomésticos que consomem mais energia, como o ar-condicionado", afirma.

Videogames e aparelhos de TV devem ser desligados quando não estiverem em uso. "Converse com os pequenos para que evitem deixar mais de um aparelho ligado ao mesmo tempo, como por exemplo, a TV e o computador". 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia