GERAL

Em franca expansão, EaD aumenta leque de cursos disponibilizados

Segundo pró-reitor de cursos à distância, a modalidade atrai jovens cada vez mais

Raiane Duarte
Publicado em 17/03/2020 às 18:55Atualizado em 18/12/2022 às 04:58
Compartilhar

Foto/Ilustração

Está pensando em se graduar ou se especializar em alguma modalidade do Ensino à Distância (EaD), mas não tem certeza se o diploma pesa no mercado de trabalho? A reportagem do JM Online separou algumas informações e dicas sobre essa modalidade de ensino. Confira:

“Na grande maioria das empresas, principalmente as mais modernas, eles já estão vendo o aluno do EaD tendo diferenciais até mesmo melhores do que o do aluno do presencial. É porquê o estudante da educação à distância, o que ele mais aprende é a ter autonomia de trabalho, pelo fato de desenvolver os estudos sozinho, em casa ou em grupos menores”, explicou o pró-reitor do EaD da Uniube, Fernando Marra.

O gestor explica que o formato EaD oferece videoaulas gravadas e há os professores para darem apoio e orientações relativas ao material e atividades. Porém, o trabalho prévio e pós é feito pelo próprio aluno, o que faz com que ele adquira certa independência.

A modalidade à distância se expandiu e foi aperfeiçoada com o passar dos anos. O pró-reitor afirma que no começo o perfil do aluno era mais especifico e evidenciado, porém hoje, já há uma procura por todas as áreas. “Havia grande procura de pessoas mais velhas no passado, só que hoje, como a educação à distância é toda baseada em tecnologia, ela está atraindo muitos jovens, inclusive já estamos recebendo um número de pessoas, na faixa etária abaixo dos 24 anos, tão grande quanto o do pessoal com mais de 35 anos”, pontua.

Um dos pontos que chama atenção na educação a distância é, segundo Marra, o aumento na qualidade de vida do aluno. “Temos mães que conseguem estudar e criar o filho com mais tranquilidade porque não precisam se distanciar deles para nada, podem estudar onde e quando quiserem”. Marra acrescenta ainda que também é possível criar uma jornada de estudos própria e aliá-la ao lazer e aos hobbies.

Dicas para quem quer começar um curso EaD

O gestor universitário ressalta duas dicas para quem quer entrar em um curso EaD, mas ainda tem dúvidas quanto a modalidade. “Conciliar o trabalho com o estudo é muito mais fácil no EaD do que no presencial, pois à distância você estuda no horário que puder. Exemplo, tenho alunos que trabalham em shoppings e que fazem aquele período das 10h às 20h, ou alunos que trabalham na indústria, em turnos de 12x36”.

Mas, a dica principal é verificar a instituição, conferir tanto a estrutura tecnológica e a plataforma de ensino quanto o polo físico. Também é necessário olhar como funciona a interação e o acesso aos professores.

Mais procurados

A Uniube oferece atualmente mais de 70 cursos nos quais estão as graduações e licenciaturas. Segundo Marra, a Pedagogia ainda é o curso mais procurado, mas neste ano as Engenharias subiram no ranking (estavam em décimo no ano passado) e Administração e Contábeis vêm crescendo nos últimos anos.

O top 3 cursos mais procurados na Uniube são Pedagogia; Administração; Ciências Contábeis. Logo atrás vêm Gestão em Recursos Humanos, Engenharia Civil; Marketing; Engenharia Elétrica; Educação Física (graduação); Gestão do Agronegócio; História e Educação Física (licenciatura). O número ainda cresce, mas deve entrar mais uns quatro ou cinco cursos novo de graduação ainda este ano.

Opções em Uberaba

O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) possui o sistema Rede e-Tec Brasil, que visa oferecer educação profissional e tecnológica a distância. Os cursos são técnicos de nível médio, públicos e gratuitos. O Campus Parque Tecnológico tem os cursos de: Administração, Automação Industrial, Edificações, Informática para Internet, Segurança do Trabalho e Serviços públicos.

O IFTM também oferece três cursos de nível superior; computação, letras/português e matemática. As licenciaturas fazem parte da Universidade Aberta do Brasil, que é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância.

A Universidade do Triângulo Mineiro (UFTM) não dispõe de cursos tecnólogos ou superiores na modalidade EAD. Há o Centro de Educação a Distância – CeaD que oferece duas especializações; curso de Especialização Ciência é 10 e o curso de Especialização em Pedagogia Universitária. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por