GERAL

Aviões desaparecidos na 2ª Guerra Mundial são encontrados no Oceano Pacífico

Os destroços encontrados pertenciam a três das dezenas de aviões lançados em 17 de fevereiro de 1944, durante a Operação Hailstone

Publicado em 24/02/2020 às 12:55Atualizado em 18/12/2022 às 04:28
Compartilhar

Universidade de Delaware/Projeto Recover

Três aeronaves desaparecidas na Segunda Guerra Mundial foram encontradas no Estado Chuuk, que pertence aos Estados Federados da Micronésia. A descoberta se deu por meio do Projeto Recover, uma iniciativa norte-americana que reúne a colaboração de diversos especialistas do país em busca de corpos ou objetos perdidos durante o conflito.

Os destroços encontrados pertenciam a três das dezenas de aviões lançados em 17 de fevereiro de 1944, durante a "Operação Hailstone", cujo intuito era atacar a base naval japonesa no Estado Chuuk, então chamado de Lagoa Truk. Especialistas explicam que o local era tão fortificado que era conhecido como "Gibraltar do Pacífico" — e a vitória dos Estados Unidos por lá foi essencial para que o país controlasse aquele território. Contudo, o confronto custou muitas vidas.

Após dois dias de combate, estima-se que 250 aeronaves japonesas e quase 50 navios tenham sido destruídos, além de 30 aviões dos Estados Unidos. A estimativa é de que 23 norte-americanos tenham morrido em ação — o número de vidas japonesas perdidas não é claro.

Os especialistas pretendem continuar investigando a área em busca dos outros aviões perdidos durante o combate de 1944. De acordo com a equipe, eles esperam encontrar os destroços de pelo menos 28 outras aeronaves.

*Com informações da Revista Galileu

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por