GERAL

Associação analisa reativar transporte de passageiros em ferrovia; trecho inclui Uberaba

Uma das propostas é a implantação de trem de passageiros ligando os municípios de Araguari, Uberlândia, Uberaba, Araxá e Ibiá

Publicado em 18/02/2020 às 17:42Atualizado em 18/12/2022 às 04:19
Compartilhar

Viabilidade da reativação da Estrada de Ferro Bahia-Minas e solicitação de análise da implantação de trem de passageiros ligando os municípios de Araguari, Uberlândia, Uberaba, Araxá e Ibiá foram discutidas em reunião ordinária da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A solicitação de construção de um ramal ferroviário entre Governador Valadares e Teófilo Otoni também esteve em pauta.

Os pedidos de inclusão no Plano Estratégico Ferroviário foram encaminhados à Associação Nacional de Transportadores Ferroviários (ANTF), comunicou a superintendente de Transporte Ferroviário da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Vânia Silveira de Pádua Cardoso. A ANTF é responsável pela contratação dos estudos de elaboração do Plano Estratégico Ferroviário.

A proposta para reativação do transporte de passageiros se arrasta desde 2015. Na época, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) elaboraram propostas para o estudo de viabilidade a ser feito em dois trechos que ligam as cinco cidades.

Em relação ao trecho de 214 Km que une Uberlândia, Araguari e Uberaba, o estudo levaria 11 meses e um custo de R$ 1,7 milhão. Quanto ao trecho de 264 Km que percorre Uberaba, Araxá e Ibiá, o prazo do estudo seria também de 11 meses com um investimento de R$ 1,9 milhão. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por