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Projeto “ELA PODE”, apoiado pelo Google discutiu empreendedorismo feminino, no auditório da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), neste sábado (15). Até agora, a empresa destinou 1 milhão dólares para capacitar mulheres no Brasil.
Segundo a empresária e produtora rural, Luciene Abadia Dias de Souza, uma das organizadoras do evento ELA PODE, o programa surgiu em 2019 e pretende capacitar 135.000 mulheres até o fim do ano. Luciene fundou o Moeda de Troca, grupo exclusivo de mulheres que se unem em prol do empreendedorismo feminino.
Durante a manhã, Luciane falou para 300 mulheres sobre os diferentes perfis de liderança, enfatizando a importância de uma comunicação assertiva. “ O líder ideal tem um perfil equilibrado, que se expressa sem causar ou sentir constrangimento”, disse. Ela enfatizou ainda a necessidade de a mulher aprender a delegar e fazer parcerias. “Se eu ficar controlando tudo e avaliando tudo, não consigo dar conta. O ideal é dividir as tarefas em etapas e ser fiel aos prazos”, disse.
“Fomentamos a economia colaborativa, o consumo consciente, a troca como uma escolha inteligente e o apoio mútuo aos nossos negócios”, explicou. Essas mulheres, segundo ela, estão organizadas nas redes sociais. “Quando uma mulher vê outra mulher fazendo, ela se inspira de forma diferente. E apoiando-as da melhor forma possível”, disse.
Autoimagem
A empresária Suellen Azanha destacou a importância de uma boa autoestima para a mulher que deseja empreender. "Se uma crença negativa te limita, você fica estagnada e acredita que não tem competência para agir", disse. Suellen compartilhou ainda sua experiência: em 2019 ela teve síndrome do pânico e decidiu mostrar sua vulnerabilidade para ajudar outras mulheres que passam pelo mesmo problema.
O "ELA PODE" é uma projeto do Instituto Rede Mulher Empreendedora, maior grupo de fomento ao empreendedorismo feminino no Brasil. Em Uberaba, o evento está sendo realizado em co-realização com o programa "DELAS", de incentivo ao negócio feminino do Sebrae.