JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 26 de fevereiro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

GERAL

IPVA: Pagamento da segunda parcela para placas de final 1 e 2 começa amanhã

A escala em Minas gerais tem início na quinta-feira com as placas de final 1 e 2 e segue sempre com dois finais de placa por dia, até o dia 19

12/02/2020 - 00:00:00.

Quem não quitou integralmente o Imposto sobre Propriedade de Veículos (IPVA) este ano deve estar atento ao vencimento da segunda parcela. A escala em Minas gerais tem início amanhã (13) com as placas de final 1 e 2 e segue sempre com dois finais de placa por dia, até o dia 19, se encerrando com os dígitos 9 e 0.

A expectativa de arrecadação com o imposto neste ano é de R$ 6,01 bilhões, para um total de 10.893.302 veículos emplacados até 31 de dezembro de 2019. O incremento de arrecadação, em relação a 2019, é de 8% - R$ 445 milhões a mais. A frota tributável teve um aumento de 389 mil veículos (3,70%).

O não pagamento do IPVA nos prazos estabelecidos gera multa de 0,3% ao dia (até o 30º dia), e de 20% após o 30º dia. Os juros são calculados pela taxa Selic. Os servidores públicos do Executivo estadual - militares e civis, ativos e inativos - e pensionistas que não receberam até 31 de dezembro passado qualquer parcela do 13° salário de 2019 poderão pagar o IPVA até o dia 31 de março de 2020.

Como pagar
O pagamento do IPVA pode ser feito diretamente nos terminais de autoatendimento ou guichês dos agentes arrecadadores autorizados – Bradesco, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, casas lotéricas, Mais BB, Banco Postal, Santander e SICOOB – bastando informar o número do Renavam do veículo.

Alguns bancos também oferecem aos clientes a opção de pagamento pelo internet banking. Quem preferir, pode imprimir a guia de arrecadação no site da SEF.

O Banco do Brasil disponibilizou em seus terminais de autoatendimento opção para pagamento do Documento de Arrecadação do IPVA e Taxa de Licenciamento (TRLAV) com cartão bancário de débito de qualquer instituição financeira. Para efetuar o pagamento, o contribuinte deve imprimir a guia pelo site da SEF e se dirigir a um caixa automático do Banco do Brasil munido de seu cartão de débito. 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia