GERAL

Ministério da Saúde confirma primeiro caso suspeito de coronavírus em Minas Gerais

Mulher de 22 anos está internada em Belo Horizonte e chegou da China recentemente; ela esteve na cidade de Wuhan, considerada epicentro da doença

Publicado em 28/01/2020 às 14:49Atualizado em 18/12/2022 às 03:53
Compartilhar

Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde, confirmou o primeiro caso suspeito de infecção pelo coronavírus no Brasil. Trata-se de uma jovem de 22 anos que retornou da China recentemente. Ela esteve na cidade de Wuhan, considerada o epicentro do surto da doença. Segundo Mandetta, a paciente apresenta sintomas compatíveis com o protocolo da infecção pelo coronavírus, mas que ela afirmou não ter visitado o mercado de peixes local nem ter tido contato com nenhuma pessoa doente. A jovem também não teria procurado nenhum serviço de saúde na China. Outras 14 pessoas próximas da paciente estão sendo monitoradas.

"É um monitoramento clínico, que acontece por telefone, whatsapp e visitas para ver se há qualquer elevação de temperatura e sinal de sintoma", explicou Mandetta em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (28). A jovem foi internada na sexta-feira (24) em uma unidade de pronto atendimento na capital e transferida ontem para o Hospital Eduardo de Menezes, onde está sendo acompanhada.

Luiz Henrique Mandetta frisou que por enquanto ainda é um caso suspeito e que não há evidências de que o vírus esteja circulando na capital mineira, mas recomendou que toda a população evite viajar à China. O resultado do teste sobre a possível contaminação da brasileira sai na sexta-feira (31).

O método utilizado para a testagem é chamado de "metagenômico", que faz uma espécie de comparação entre vírus, a fim de verificar a presença do tipo viral responsável pela epidemia, que já causou a infecção de mais de 4 mil pessoas e matou outras 106 na China.

Num esforço de tranquilizar a população, Luiz Henrique Mandetta afirmou que o quadro da jovem internada é estável, sem complicações. "Toda a família está ótima", garantiu o ministro.

O Ministério da Saúde ainda anunciou a elevação da classificação do risco do Brasil para o nível 2, que significa "perigo iminente". A escala vai de 1 a 3 e a ativação do último estágio ocorre quando há casos de transmissão da doença em solo nacional. Com a nova classificação, o monitoramento da Vigilância Sanitária foi ampliado. Até então, o órgão mantinha sob observação apenas viajantes que passavam pela cidade de Wuhan. Brasileiros na China

Durante a coletiva, o ministro mencionou também a situação dos brasileiros que estão em território chinês. Mandetta disse que não há plano de retirada dessas pessoas do país, e orientou que elas retornassem após o tratamento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por