GERAL

Minas Gerais pode ter o primeiro caso de coronavírus vindo da China

A suspeita é de uma brasileira de 35 anos que voltou da China no último sábado

Publicado em 22/01/2020 às 16:21Atualizado em 18/12/2022 às 03:43
Compartilhar

Notícia preocupante para os mineiros. Uma mulher com suspeita do coronavírus está internada em Belo Horizonte. O misterioso vírus tem provocado mortes na China e doentes em outros países. A Secretaria de Estado de Saúde emitiu comunicado para que todas as unidades regionais reforcem a vigilância sobre o novo vírus, principalmente pela suspeita de que ele tenha chegado a Minas Gerais.

A suspeita é de uma brasileira de 35 anos que voltou da China no último sábado. A paciente está clinicamente estável e o caso está sendo investigado. No país mais populoso do mundo, pelo menos 400 pessoas já foram contaminadas, sendo que 17 mortes estão confirmadas, e o risco de que se torne uma epidemia global é real. Ainda ontem o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, confirmou a primeira infecção por coronavírus no país. A doença também foi detectada na Coreia do Sul, Japão e Tailândia.

Exemplos de surtos e epidemias mundo afora atestam o risco das doenças respiratórias. Casos da H1N1 (na América do Norte), aviária (Ásia) e sarampo (Europa). “A gripe suína surgiu em fevereiro de 2009, no México. Em junho do mesmo ano, já estava em praticamente todo o planeta”, lembra o ex-presidente da Sociedade Mineira de Infectologia (SMI), Carlos Starling.

“Tendo em vista o contexto epidemiológico atual do país onde a paciente esteve, foi considerada a hipótese de doença causada pelo novo Coronavírus, que é microorganismo de alerta sanitário internacional, considerando o potencial pandêmico com alto risco à vida e impacto assistencial”, informa a nota da SES-MG.

*Com informações dos jornais Hoje em Dia e Estado de Minas

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por