GERAL

SISU: primeiro dia de inscrições tem relatos de erros no sistema

As redes sociais foram tomadas por reclamações de usuários e memes

Publicado em 21/01/2020 às 10:48Atualizado em 18/12/2022 às 03:40
Compartilhar

"Melhoramos o site do sisu para evitar travamentos"

23:59

o sisu:#sisu2020 #sisu pic.twitter.com/4LmmK3S2mx — 𝕃𝕚𝕫𝕫𝕚𝕖 𝕢𝕦𝕖 𝕝𝕦𝕥𝕖 (@LizzieFranklinz) 21 de janeiro de 2020

Má fase enfrentada pela Educação parece não ter fim. Depois das correções erradas para quase seis mil alunos que prestaram Enem, agora é a vez do Sisu enfrentar problemas. Hoje (21) é o primeiro dia de inscrições no Sistema de Seleção Unificada, mas o acesso ao site testou a paciência de muitos estudantes.

Além de mensagens apontando para erros no sistema do próprio Sisu, alguns alunos foram surpreendidos com alertas afirmando que as inscrições para as universidades já estão encerradas. Vale lembrar que por causa das correções erradas o Ministério da Educação (MEC) prorrogou a data até a próxima terça-feira (28). Inicialmente, a data limite era 26 de janeiro. As notas corretas de cerca de 6.000 mil estudantes só foram entregues na noite dessa segunda-feira (21). 

As redes sociais foram tomadas por reclamações de usuários sobre uma mensagem que aparecia na tela logo após o clique no botão “Fazer inscrição”. O redirecionamento apontava o aluno para uma página com o aviso de “inscrições encerradas”. Além disso, quem conseguia incluir os dados pessoais para prosseguir com a inscrição reclamou de falhas na autenticação. Durante toda a manhã de hoje, candidatos relataram que o sistema apresentava erro na seleção do curso.

Brasileiros inventam máquina do tempo e adiantam o país em 6 dias. Entenda o cas#sisu pic.twitter.com/sarATYhr5y — 𝙺𝚊𝚖𝚒𝚕𝚊 ۞ (@parkerhollandst) 21 de janeiro de 2020

Segundo o MEC, o sistema teria sido restabelecido por volta de meio-dia e a lentidão era ocasionada pelo grande número de acessos simultâneos de usuários. Contudo, a reportagem do JM Online testou o acesso e alguns erros continuavam aparecendo. O sistema permite que o estudante concorra a 237,1 mil vagas em universidades federais de todo o país. COMO INSCREVER

Estou me perguntando o mesmo #sisu pic.twitter.com/SpaaXQwxsM — Misael Garcia (@misabarcelos) 21 de janeiro de 2020

As inscrições devem ser feitas na página do Sisu. Os candidatos que fizeram o Enem em 2019 e não tiraram nota zero na prova de redação podem participar. Nesta edição, são 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país. O candidato poderá se inscrever em até duas vagas, especificando ordem de preferência e turno. Além disso é necessário definir a modalidade na qual o aluno se encaixa – ampla concorrência ou alguma relativa às ações afirmativas (com critérios raciais ou sociais).

O sistema atualiza uma vez ao dia e muda a ordem dos inscritos conforme a nota do Enem. A primeira atualização está prevista para a 0h do dia 23, quinta-feira. O resultado da chamada regular sai no dia 28. A partir do dia 29, até 4 de fevereiro, o candidato poderá escolher participar da lista de espera, cuja convocação será de 7 de fevereiro a 30 de abril.

Eu: "Vou fazer minha inscrição do Sisu"

O site do #Sisu : pic.twitter.com/TYILc6RI2N — Jackson (@jjacksoon1) 21 de janeiro de 2020

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por