GERAL

Mais seis rótulos da Backer estão contaminados com dietilenoglicol

Além das já sabidas Belorizontina e Capixaba, outras seis marcas da Backer tiveram resultado positivo para a contaminação com dietilenoglicol

Publicado em 16/01/2020 às 18:13Atualizado em 18/12/2022 às 03:32
Compartilhar

O Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA) divulgou nota nesta quinta-feira confirmando que mais seis rótulos de cervejas produzidas pela Backer foram identificados com contaminação por dietilenoglicol. Portanto, são oito rótulos da cerveja expostos à substância, pelo menos até o momento.

Além das marcas Belorizontina e Capixaba, divulgadas anteriormente, foram encontradas as substâncias tóxicas nas marcas Capitão Senra, Pele Vermelha, Fargo 46, Backer Pilsen, Brown e Backer D2. Até o momento, as análises realizadas pelos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária constataram 21 lotes de produtos da Cervejaria Backer contaminados.

Vale lembrar que todos os produtos fabricados pela Cervejaria Backer já estavam sendo recolhidos e continuam sendo retirados de circulação, tendo sua venda proibida, por recolhimento feito pela própria empresa e também por ações de fiscalização e apreensão dos serviços de fiscalização dos municípios. Em Uberaba, fiscais da Vigilância Sanitária com apoio de equipe da Fundação Procon fizeram apreensão cautelar de unidades da cerveja Belorizontina, da cervejaria Backer, em estabelecimentos comerciais de vendas em atacado e varejo, bares e restaurantes. Mais de 450 unidades já foram recolhidas em Uberaba.

Ainda de acordo com o ministério, servidores continuando “atuando nas apurações administrativas para identificar as circunstâncias em que os fatos ocorreram e tomando as medidas necessárias para mitigar o risco apresentado pelas cervejas contaminadas”. Além disso, a Backer permanecerá fechada até que a empresa tenha “condições seguras” para operar. Os produtos, conforme a pasta, só serão comercializados “mediante análise a aprovação” de técnicos do governo federal.

As substâncias encontradas estão diretamente ligadas, quando ingeridas, aos sintomas sentidos por pacientes internados com quadros de intoxicação exógena em Minas Gerais. O envenenamento acarreta a síndrome nefroneural, que já levou três pessoas à morte: dois moradores de Belo Horizonte e outro de Ubá, na Zona da Mata mineira.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por