CIDADE

Sistema de matrículas da rede estadual volta a apresentar instabilidade

O acesso foi possível durante pouco tempo durante a manhã desta quinta e depois saiu do ar novamente

Publicado em 15/01/2020 às 14:00Atualizado em 18/12/2022 às 03:34
Compartilhar

Sistema está instável há alguns dias, gerando indignação dos pais, que aguardavam desde o dia 6 de janeiro pela 1ª chamada dos alunos

Quem tentou consultar a lista com informações sobre a escola onde está matriculado, publicada no site da Secretaria de Estado de Educação (SEE), nesta quarta-feira (15) teve uma surpresa. O site destinado à divulgação estava em manutenção. Nas primeiras horas desta quinta-feira o sistema ainda estava indisponível. Porém, a consulta pôde ser realizada durante algum tempo ainda no período da manhã, apesar de o acesso apresentar alguma lentidão, provavelmente pelo congestionamento de acesso. Logo em seguida, o sistema ficou novamente indisponível. As aulas na rede estadual de ensino começam no dia 10 de fevereiro.

Pais de alunos da rede procuraram o JM Online nesta quarta-feira relatando o problema, já que o cronograma estabelecido dizia que uma das chamadas para matrículas seria realizada na última sexta-feira (10). “Preciso saber para qual escola meu filho foi encaminhado pelo sistema, para que possa organizar os documentos e validar a matrícula dele na escola. Como o sistema online não funciona, estamos sem saber como ficarão os prazos e onde podemos recorrer”, reclama um deles, que preferiu não se identificar. Inicialmente, a data prevista era dia 6 de janeiro, que foi adiada para o dia 10, depois para o dia 13.

Nas redes sociais da pasta os questionamentos dos responsáveis não são diferentes e uns até sugerem que a matrícula seja realizada à moda antiga. “Gente cadê a tal lista? Viagem programada para depois da data que seria a matrícula e até agora nada da lista... Cancela esse programa da net e faz pelo tradicional já que não sabem trabalhar com tecnologia”, critica uma das mães.

Uma nota foi publicada na página oficial da SEE, confirmando a instabilidade do sistema, mas defendido pelo Estado. "A SEE explica que toda mudança gera desafios, porém garante que o novo processo de matrícula beneficia toda comunidade escolar. Entre as vantagens estão maior transparência na distribuição das vagas, segurança administrativa para os diretores das escolas e o fim da superlotação nas salas de aula", diz trecho da nota. Não há previsão de quando a consulta será normalizada

Segundo a superintendente regional de Ensino, Vânia Célia, os pais devem aguardar a solução do problema, que é a nível estadual. A expectativa é que a listagem seja publicada ainda hoje. Sendo assim, os responsáveis terão até o dia 22 para concluírem o processo. As aulas na rede estadual de ensino começam no dia 10 de fevereiro.

Confira o comunicado na íntegra:

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informa que a data da divulgação da 1ª chamada de encaminhamento dos alunos para a rede estadual de ensino será alterada. A SEE/MG esclarece que o sistema, que é inédito no estado, passa por ajustes técnicos para viabilizar a divulgação para a população. Toda a equipe técnica da secretaria está trabalhando ininterruptamente e com todo empenho para solucionar a situação o mais rápido possível. A SEE explica que toda mudança gera desafios, porém garante que o novo processo de matrícula beneficia toda comunidade escolar. Entre as vantagens estão maior transparência na distribuição das vagas, segurança administrativa para os diretores das escolas e o fim da superlotação nas salas de aula.

A SEE/MG entende a expectativa dos interessados em ingressar na rede estadual de ensino causada pela mudança no calendário da matrícula e, para não causar maiores transtornos para as famílias, as datas da divulgação da lista e do novo calendário serão informadas assim que a situação for regularizada. A equipe da secretaria se compromete a deixar a população informada sobre a situação por meio dos canais oficias de comunicação do órgão (Instagram, facebook, site, hotsite e canais de atendimento). A SEE/MG ressalta que nenhuma pessoa ficará sem vaga nas unidades escolares e reafirma

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por