GERAL

Estampas de personagens e produtos diferentes: Papelarias se preparam para vendas de materiais escolares

Em Uberaba não há um valor médio gasto com lista de produtos, marcas e tipos influenciam no preço final

Publicado em 30/12/2019 às 14:29Atualizado em 18/12/2022 às 03:09
Compartilhar

O ano letivo só começa em fevereiro de 2020, mas o período de férias já é época para começar a planejar as compras de materiais escolares. Em Uberaba, as papelarias e os pais já preparam para vender e comprar os itens pedidos pelas escolas. Lápis de cor, de escrever, borracha, canetas, cadernos, mochilas e agendas são alguns dos itens que entrarão nos carrinhos.

Roberta Almeida é proprietária de uma papelaria localizada na rua São Benedito e explica que a expectativa de vendas é boa; “esperamos que tenha o movimento do ano passado, que foi bom”. Almeida ainda pontua que os pais já começaram a fazer as compras e que alguns não deixam para fevereiro para não enfrentar tanto movimento nos estabelecimentos. Quanto ao valor da lista de materiais completa, a empresário ainda esclarece que não há um ticket médio do que é gasto, pois depende de inúmeros fatores, cada pai gasta um valor.

Os personagens de filmes, desenhos e jogos são o que chamam a atenção das crianças e por isso os estabelecimentos apostam na variedade para agradar todos os públicos. “Capas de personagens que fazem sucesso. Hoje em dia também tem muito lançamento, tem uma caneta que chama brush pen e que faz muito sucesso entre as meninas para fazerem desenho de letras”, afirma Almeida.

Karolaine Tironi tem uma filha de 5 anos que estuda em uma escola municipal da cidade. A mãe já está pesquisando os valores e os tipos de materiais que irá comprar. Ela pretende gastar cerca de R$350. “Pretendo comprar no início de janeiro porque de última hora é muito corrido, além de que, às vezes o personagem que você quer em um caderno ou até na mochila pode já não vai ter mais”.

As duas gostam muito do processo de comprar os materiais juntas e a criança fica ansiosa sempre que alguém comenta sobre. “Minha filha até agora não pediu nada especifico, mas viu uma mochila da Ariel e ela já queria comprar, ela gosta muito da personagem”

Nádia Bizinotto é gerente de uma papelaria localizada na avenida Prudente de Morais e explica que os muitos pais ainda estão fazendo orçamentos. “Hoje em dia está meio a meio, muitos preferem comprar agora porque ainda acham que os valores sobem quando vira o ano e isso não ocorre mais. Antigamente isso até acontecia, virava o ano e subia tudo.”

Quanto aos preços dos produtos ela explica que há um grande leque. “Varia da lista de cada escola, do material, dos personagens estampados e marca. Isso causa diferença exorbitante, principalmente o mesmo material de marcas diferentes, a diferença as vezes é de até de 100%”. Em relação as listas, ela ainda afirma que dentre os itens, um que caiu a procura foram as lancheiras.

Alexsandra Campos tem uma filha de quatro anos e também já pegou lista. Campos pretende gastar cerca de R$200 e irá deixar para comprar perto do retorno das aulas. “Ela fica toda animada e ainda quer escolher, sempre quer ir junto. Quer tudo das princesas e da Moana e esses produtos são os mais caros”.

E não são só as crianças que procuram por produtos diferentes. Um item que virou moda entre os adultos é o “planner”, espécie de agenda que auxilia na organização e planejamento. “Essa agenda planner virou uma febre, é um item que está sendo bem procurado, há muitos modelos. As empresas como Tilibra, Foroni, todas apostaram nessa agenda”, esclarece Roberta Almeida.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por