GERAL

Período de renovação de matrícula nas escolas estaduais encerra hoje

Os interessados em realizar a renovação da matrícula devem procurar a escola portando todos os documentos necessários

Publicado em 10/12/2019 às 18:04Atualizado em 18/12/2022 às 02:43
Compartilhar

Pais ou responsáveis por alunos que, em 2020, desejam continuar estudando na mesma escola estadual que estiverem matriculados neste ano de 2019 tem até esta quarta-feira (11) para fazer a renovação de matrícula. O prazo que se encerraria na sexta-feira (6) foi prorrogado.

Os interessados em realizar a renovação da matrícula devem procurar a escola portando todos os documentos necessários para confirmar a matrícula e garantir a vaga do aluno na escola em que ele já está matriculado e estudando neste ano.

Ao receber a documentação completa, a escola deverá entregar o comprovante da efetivação de renovação de matrícula naquela instituição. Caso a escola não oferte a etapa na qual o aluno deverá ser matriculado para o próximo ano, os pais ou responsáveis serão orientados sobre como proceder na realização da pré-matrícula da rede estadual.

Pré-matrícula. A pré-matrícula é a etapa em que os pais ou responsáveis de estudantes ou os alunos maiores de 18 anos, que já estão matriculados na rede estadual de ensino, mas que precisam mudar para outra escola estadual, ou de alunos que desejam ingressar nas escolas estaduais, em 2020, vindos de outras redes, precisam indicar em qual unidade de ensino eles pretendem estudar. Também podem fazer a pré-matrícula aqueles que abandonaram os estudos e desejam voltar às salas de aula no ensino fundamental, no ensino médio ou na educação de jovens e adultos.

A pré-matrícula deve ser feita pelo site, até 16 de dezembro. No momento da inscrição no sistema de pré-matrícula, os interessados deverão inserir informações como nome completo do candidato, data de nascimento, endereço completo, número de CPF, se possuir, rede escolar de origem, entre outros.

A distribuição de vagas será feita de acordo com a disponibilidade física de cada unidade escolar, o tipo de atendimento prestado, o nível de ensino ofertado pela escola e serão ainda considerados critérios no encaminhamento dos estudantes conforme ordem apresentada na Resolução nº 4.231 de 2019. Os resultados serão divulgados no endereço eletrônico, a partir do dia 27/12/2019.

Matrículas 2020. Para quem realizou o cadastramento escolar em julho deste ano e para os que se inscreveram na pré-matrícula, a hora de confirmar, garantir a vaga e concluir o processo de matrícula na rede pública estadual será em janeiro de 2020.

De 6 a 20 de janeiro, os pais, responsáveis ou o próprio aluno, quando maior de 18 anos, deverão comparecer às unidades escolares da rede pública para as quais foram encaminhados, com a relação de documentos, para efetivar a matrícula.

O não comparecimento na escola indicada dentro do período de matrícula, portando todos os documentos necessários, acarretará na perda da garantia da vaga naquela instituição, devendo o interessado aguardar o período de distribuição das vagas remanescentes para realizar a matrícula na escola onde houver vagas. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por