GERAL

Princípios éticos enfermagem

Publicado em 05/12/2019 às 18:28Atualizado em 18/12/2022 às 02:33
Compartilhar

Enfermagem é cuidar dos indivíduos, respeitando os direitos humanos. Assim, os profissionais dessa área devem seguir os princípios éticos estabelecidos no Código de Ética. Para pessoas que estão começando ou que já se formaram nos cursos de enfermagem, a leitura é recomendada.

Código de ética

A enfermeira Ana Neri escreveu o primeiro código de ética, sendo aprovado em 1958. O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE) reúne regras de ética que devem ser seguidas por técnicos, auxiliares de enfermagem, obstetrizes e outros profissionais dessa área.

Alguns conceitos escritos no Código sã

●     Técnicos em enfermagem trabalham com a saúde, cuidado e qualidade de vida das pessoas;

●     Vida, dignidade e direitos humanos devem ser respeitados;

●     O profissional deve executar suas atividades com competência;

●     Enfermeiros devem prezar pela saúde da população;

 Direitos

De acordo como Código de ética, os profissionais de enfermagem tem o direito exercer a profissão com liberdade e autonomia. Também podem trabalhar no aprimoramento de técnicas e estudos.

Outro direito é recusar fazer algum procedimento por não condizer com a sua ética-moral ou competência técnica. Esses profissionais podem ter acesso à informações do paciente, sendo elas necessárias para o tratamento.

Deveres

Eles devem praticar a sua profissão com justiça, competência e honestidade, respeitando os direitos humanos. Ter solidariedade e respeitar opiniões diferentes, além de comunicar ao COREN se saber de alguém que não respeitou as regras.

Pessoas que estão iniciando o curso de auxiliar de enfermagem, precisam saber que é dever prestar assistência sem discriminação, dar informações à família do paciente. É essencial respeitar a intimidade e privacidade do indivíduo.

Penalidades

Caso algum profissional dessa área desrespeitar algum princípio, poderá sofrer penalidades. Multa, advertência verbal, suspensão do exercício profissional são algumas das consequências.

Proibições

Os técnicos de enfermagem são proibidos de negar assistência em casos considerados de emergência. Também não podem executar prescrições que comprometam a saúde da pessoa e nem registrar informações falsas ou íntimas do paciente.

Benefícios do Código

O conjunto de regras é necessário para garantir a conduta profissional ética. Deve servir como base para estudantes de curso técnico de enfermagem, já que se relacionam diretamente com as pessoas e têm a responsabilidade de cuidar de indivíduos, o Código de Ética serve para que os enfermeiros cumpram o seu papel de forma respeitosa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por