GERAL

Targaryen? Fóssil de dinossauro parecido com dragão ganha nome inspirado em "Game Of Thrones"

O fóssil do animal ficou anos classificado como uma espécie de réptil voador

Publicado em 30/11/2019 às 13:38Atualizado em 18/12/2022 às 02:23
Compartilhar

Foto/Divulgação/HBO

A inspiração para o nome do animal é que os fósseis escuros da espécie são semelhantes aos ossos negros dos dragões da Casa Targaryen da série

O fóssil de um dinossauro de 130 milhões de anos ganhou o nome de Targaryendraco wiedenrothi, em homenagem a série Game of Thrones. O animal lembra os dragões da produção da HBO.

Na história da série, criada a partir dos livros de George R. R. Martin, os dragões eram o símbolo da Casa Targaryen, e Daenerys, a última representante da família, era a “mãe dos dragões”.

O fóssil é um dos mais completos já identificados, com asas, costelas, mandíbulas e dentes. Apesar de ter recebido o nome recentemente, o esqueleto foi descoberto em 1984. Ele estava identificado como pertencente ao grupo de pterossauros Ornithocheirus, chamado Ornithocheirus wiedenrothi, conforme explica um estudo publicado na revista Historical Biology.

Os cientistas designaram seis pterossauros conhecidos que acreditam ser parentes próximos do recém-criado grupo Targaryendraconia. Os fósseis dos animais foram encontrados na Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e Brasil.

Ao longo dos anos, mais pterossauros foram descobertos e o conhecimento sobre esses répteis aumentou. Assim, pesquisadores determinaram que algumas espécies classificadas como Ornithocheirus não tinham tantas características em comum e representavam diferentes tipos de pterossauros.

“Todas essas espécies são de ambientes costeiros rasos e provavelmente se alimentam de peixes”, afirmou Rodrigo Pêgas, paleontologista da Universidade Federal do ABC, para a National Geographic.

Segundo o pesquisador, a mandíbula fina é a principal característica que o novo grupo compartilha, enquanto os membros do Ornithocheirus têm a mandíbula mais arredondada. O estudo dos ossos ainda revelou que o Targaryendraco tinha um focinho longo e estreito, com dentes afiados capazes de capturar peixes da superfície do oceano.

Pêgas contou que a inspiração para o nome do animal é que os fósseis escuros da espécie são semelhantes aos ossos negros dos dragões da Casa Targaryen. "Os pterossauros inspiraram alguns aspectos biológicos dos dragões" da série, apontou a pesquisa.

*Com informações da Revista Galileu 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por