GERAL

Por unanimidade, TRF absolve Marcelo Palmério de crimes de trabalho escravo e falsidade ideológica

Fiscalização do Ministério do Trabalho em 2006 apontou irregularidades na fazenda de propriedade de Palmério

Marília Mayer
Publicado em 19/11/2019 às 18:17Atualizado em 18/12/2022 às 02:05
Compartilhar

Foto/arquivo

Julgamento ocorrido na segunda-feira (18) no Tribunal Regional Federal da 1ª Região absolveu o reitor da Universidade de Uberaba (Uniube), Marcelo Palmério, de acusação de crime de trabalho escravo por parte da empresa Vale do Rio Grande Reflorestamento LTDA, no município de Catalão (GO). A decisão dos três desembargadores foi unânime.

Conforme nota divulgada pela Uniube, “o tribunal entendeu que as provas juntadas nos autos do processo são inteiramente favoráveis, não evidenciando, em nenhum momento, prática de tal crime”.

Procurado pela reportagem, Marcelo Palmério revelou que recebe o resultado com tranquilidade. “Recebi com tranquilidade, pois sempre acreditei que, no final, a verdade prevaleceria. Prova disso é que, mesmo sendo informado da prescrição do processo, em agosto deste ano, insisti com os meus advogados para que levassem adiante a referida ação”, comentou o reitor. Ele e sua equipe jurídica acreditam que a decisão unânime do TRF1 joga uma pá de cal no assunto e sedimenta quaisquer dúvidas sobre o que, de fato, ocorreu.

Palmério, contudo, lamenta o desligamento dos funcionários que trabalhavam na fazenda à época da denúncia. “A fiscalização do Ministério do Trabalho aconteceu em 2006, impedindo a continuação dos trabalhos por parte de pessoal terceirizado. Com isso, mais de 200 pessoas ficaram sem trabalho, tendo sido substituídas por duas máquinas que, até hoje, fazem o serviço. Gostaria de ressaltar que, à época, mantínhamos uma escola, em tempo integral, com mais de 50 crianças, sendo atendidas com as melhores práticas pedagógicas. Com as famílias deixando a fazenda, a escola teve que ser fechada e permanece assim até hoje”, explica.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por