GERAL

Pesquisadora aponta que há 334 células neonazistas em atividade no Brasil

Células estão concentradas principalmente no Sul e Sudeste, sendo que há 99 só no Estado de São Paulo

Publicado em 18/11/2019 às 17:50Atualizado em 18/12/2022 às 02:03
Compartilhar

Uma pesquisa identificou a existência de 334 células de grupos de inspirações nazistas em atividade no Brasil. O estudo foi feito pela antropóloga Adriana Abreu Magalhães Dias da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Os dados sobre a extensão desses grupos no país são parte de um levantamento ainda inédito. Adriana Abreu Magalhães Dias é uma pioneira nas pesquisas sobre a ascensão da extrema-direita nos anos 2000. Os detalhes e números completos devem ser publicados em um livro em breve.

Em suas pesquisas, ela já identificou mais de 6.500 endereços eletrônicos de organizações neonazistas somente em língua portuguesa (metade caiu graças às suas denúncias) e dezenas de milhares de neonazistas brasileiros em fóruns internacionais.

"Normalmente, no Brasil, as células não se conhecem, não se conectam, a não ser as grandes. São grupos de pessoas que conversam, que se reúnem, e eu localizei essas reuniões por sites na internet, blogs ou fóruns. Nenhum deles tem uma corrente única. Eles leem autores que, pelo mundo, brigam um com o outro", explica ela ao blog. A finalidade dessas reuniões é diversa. "A própria leitura de textos nazistas é uma violência. Mas há também células que defendem pancadaria contra homossexuais", afirma Dias.

Regiões

A maioria se concentra nas regiões Sul e Sudeste, mas há registros também em cidades como Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Feira de Santana (BA) e Rondonópolis (MT). Os grupos se dividem em até 17 movimentos, entre hitleristas, supremacistas/separatistas, de negação do Holocausto ou até mesmo três seções locais da KKK (Ku Klux Klan) – duas em Blumenau (SC) e uma em Niterói (RJ).

O estado com mais células é São Paulo, com 99 grupos (28 só na capital), seguido por Santa Catarina (69), Paraná (66) e Rio Grande do Sul (47). Em estados sem registros de atividades até pouco tempo, como os do Centro-Oeste, movimentos do tipo começam a ganhar corpo. Goiás, por exemplo, já tem seis células. Células são grupos de três a 40 pessoas com ideais e atividades comuns.

O que é

No caso dos neonazistas, segundo a Safernet, associação civil de direito privado com foco na defesa dos direitos humanos na web, trata-se de grupos que promovem a intolerância com base na ideologia nazista de superioridade e pureza racial com recursos de agressão, humilhação e discriminação. A entidade é responsável, entre outras atividades, por receber denúncias e as encaminhar para as autoridades, como a Polícia Federal e o Ministério Público.

São pessoas que fabricam, comercializam, distribuem ou veiculam emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda com símbolos (como a cruz suástica) e a defesa do pensamento nazista.

*Com informações Universa - Blog Matheus Pichonelli 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por