JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 14 de dezembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

GERAL

4 dicas para evitar entupimento de esgoto residencial

13/11/2019 - 11:45:48.

Um dos maiores contratempos de uma casa é sem dúvida entupimento de esgoto. A partir do momento que este importante encanamento começa a falhar e obstrui completamente, começam os odores desagradáveis, água e sujeira retornando pelos ralos e vaso sanitário, além do perigo de propiciar doenças.

A melhor forma de resolver essa situação é sempre a prevenção, e neste artigo, daremos 4 dicas para evitar entupimentos de esgoto residencial e as soluções para deixar o esgoto de sua casa sempre limpo e livre. 

As causas do entupimento de esgoto

As causas de entupimento de esgoto podem ser variadas, mas é importante frisar que são problemas bem comuns que com medidas preventivas podem ser evitadas. Os motivos podem ser:

  1. Acúmulo de gordura - Em esgotos sem caixa de gordura, é possível que o acúmulo de gordura cause problemas de entupimento. O óleo de cozinha é um dos maiores causadores de entupimentos, já que a gordura quando entra nos canos, forma um tipo de crosta que com o tempo aumenta e se torna endurecida, obstruindo o caminho da água.
  2. Lixo de obra - Qualquer obra ou reforma feita, deve sempre passar por uma boa limpeza que tire qualquer tipo de indício de lixo residual que caia nas tubulações de esgoto. Ainda assim é possível que pedras e até massa de concreto entre em contato com o encanamento e se petrifique, causando obstruções.
  3. Detritos de banheiro - Fios de cabelo, fio dental, restos de sabonete, papel higiênico e até absorventes também podem causar entupimentos sérios de esgoto, pois muitas pessoas descartam cada um desses itens como se o esgoto fosse lixo comum e estes ficam enroscados e aos poucos fechando a passagem da água.
  4. Utilização de produtos químicos para desentupimento - O produto em questão é a soda cáustica, muito usada em desentupimento caseiro, mas contra indicada em casos mais graves.

A Soda Cáustica pode ajudar a corroer pequenos entupimentos, mas quanto mais séria a obstrução, mais ela pode ajudar a piorar a situação do encanamento, já que petrifica ainda mais a sujeira nas tubulações, em especial a gordura.

Outro problema da Soda Cáustica é sua alta periculosidade. A Soda Cáustica é feita com Hidróxido de sódio, um poderoso químico corrosivo que pode causar desde irritações na pele, olhos e garganta, até alergias, queimaduras graves e cegueira, além de problemas respiratórios.

O esgoto do Brasil é diferente de muitos países onde a rede de esgoto recebe tratamento e possui tecnologias que eliminam os dejetos lançados, suportando qualquer tipo de lixo residual.

Por isso é importante incentivar uma mudança de hábitos que faça as pessoas se conscientizarem do cuidado com o esgoto da própria casa e da rede pública, em busca de mais qualidade e eficiência do serviço, além de evitar mais problemas ao meio ambiente. 

Dicas para evitar entupimentos residenciais

Os motivos são muitos para se ter problemas com entupimentos, mas prevenindo da forma certa, nunca haverá contratempos com um esgoto obstruído. Veja algumas dicas práticas de como se ver livre de entupimentos de esgoto:

  1. Caixa de gordura - Como foi dito no tópico anterior, a gordura proveniente da cozinha é uma das grandes causadoras de obstruções em encanamentos e uma das formas de evitar isso é usando Caixa de Gordura.

A Caixa de Gordura é um dispositivo de encanamento que deve ser instalada na saída do esgoto da cozinha. Possui tampa reforçada e com alça e em seu interior um sifão com cesto de limpeza.

A Caixa de Gordura retém o óleo de cozinha e restos de alimentos, sendo um importante aliado contra entupimentos. Mas esteja sempre atento a limpeza dela pois se estiver muito cheia, também pode causar pequenos entupimentos, principalmente na pia da cozinha.

No caso de quem não possui Caixa de Gordura, a opção é guardar o óleo usado em garrafas pet usadas e entregar em postos de coleta. Em muitos municípios do país, já existem locais que recebem óleo de cozinha usado e o reciclam para produzir desde sabão e tinta até biodiesel.

  1. Cuidados com as tubulações de esgoto - Esse cuidado é importante para evitar que lixo de obra ou reforma possa cair dentro do esgoto. Se estiver fazendo um serviço próximo de ralos por exemplo, é fundamental colocar uma chapa ou papelão por cima para evitar que caia algo.

Outra coisa importante é se for preciso quebrar o piso ou a obra é no chão, tomar o máximo de cuidado para não rachar o cano do esgoto, seguindo de preferência, as normas de uma planta hidráulica.

O ideal é que lixo e entulho de construções e reformas sejam descartados em locais próprios, destinados a esse fim, evitando também que fiquem expostos em terrenos baldios e causando desastres ambientais.

  1. Banheiro limpo - Como foi dito no tópico anterior, é no banheiro que muitos detritos lançados nas tubulações de esgoto são produzidos é apenas uma mudança de hábitos é o suficiente para resolver o problema.

Use sempre o lixo comum para descartar sabonetes, absorventes, papel higiênico e fios de cabelo, fios de fio dental entre outros itens. Embalagens como de creme de barbear e de dente, assim como de sabonete e remédios, devem ser descartados em lixo reciclável.

Para evitar entupimentos de ralos e do sifão da pia do banheiro, uma limpeza periódica é fundamental. Com o auxílio de um arame firme e curvado na ponta, retire detritos que possam cair no ralo ou sifão e use água quente para ajudar a amolecer sabonete colado ou fios de cabelo emaranhados.

  1. Produtos químicos para desentupimento - Atualmente no mercado existem produtos similares a soda que oferecem boa eficiência e menos problemas com entupimentos ao se envolver com gordura.

Mesmo assim as desentupidoras desaconselham o uso de qualquer produto tanto por sua eficácia duvidosa, quanto pelos perigos oferecidos a saúde e vida. Caso use a Soda ou algum outro produto, sempre utilize luvas, óculos de proteção e roupa fechada, além de máscara para não inalar o produto. 

Desentupidora no Bairro

E caso o entupimento for total, a única solução é chamar uma boa desentupidora no bairro que mora para desobstruir por completo o encanamento. Entupimentos graves causam desde odor fétido até esgoto voltando pelo ralo e vasos sanitário que não dão descarga.

Uma desentupidora no seu bairro utiliza de profissionais capacitados e equipamentos com tecnologia e eficiência que desobstruem, limpam e normalizam o serviço de esgoto de sua casa até a rede pública e tudo por preços acessíveis e sem sustos. Chame agora uma desentupidora no bairro que mora e não sofra mais com entupimentos em sua casa. 

Gostou desse artigo? Veja mais artigos como esse e deixe seu comentário.

 

 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia