GERAL

Ampliação de barragem de rejeitos: empresa tem pedido adiado por Conselho Ambiental

Atualmente, a barragem tem capacidade de 60 milhões de metros cúbicos de rejeito; a ampliação seria para 167 milhões

Publicado em 12/11/2019 às 17:57Atualizado em 18/12/2022 às 01:54
Compartilhar

Foto/Divulgação

A mineradora Anglo American solicitou ampliação da capacidade da barragem de rejeitos do projeto Minas-Rio, em Conceição do Mato Dentro, na região Central do estado. Porém, após votação nesta terça-feira (12), o pedido foi adiado no Conselho de Política Ambiental de Minas (Copam). O adiamento partiu de um pedido Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), que representa as mineradoras.

De acordo com a ambientalista Maria Tereza Corujo, o pedido se deu diante de uma recomendação do Ministério Público de suspender o processo de licenciamento, já que a mineradora não cumpriu condições para a ampliação da estrutura. “A 'Lei Mar de Lama Nunca Mais' proíbe alteamentos, entre outras ampliações, construções, de barragens que tenham pessoas nas chamadas Zona de Autossalvamento. A barragem da Anglo American tem comunidades a menos de 2 mil metros e tem várias comunidades na Zona de Autossalvamento.”

Atualmente, a barragem tem capacidade de 60 milhões de metros cúbicos de rejeito. O pedido é para que haja uma ampliação para 167 milhões de metros cúbicos. Ainda de acordo com Maria Tereza, é um “absurdo” o estado não ter acatado a recomendação do Ministério Público.

Confira a nota encaminhada pela empresa:

“A Anglo American informa que está em dia com o cumprimento das condicionantes acordadas no processo de licenciamento da Etapa 3, do qual o alteamento da barragem faz parte. Das 52 condicionantes, 36 já foram cumpridas e 16 estão em cumprimento. Dentre as que estão sendo cumpridas, várias são de execução contínua como a apresentação de relatórios semestrais e anuais.

A Política Estadual de Segurança de Barragens, lei 23.291/2019, está em regulamentação. A Anglo American está tomando todas as providências necessárias para cumprir com todas as disposições da lei.

A barragem possui hoje capacidade de 55 milhões de m3, e irá passar para 167 milhões de m3 ao final do alteamento em discussão. A Anglo American mantém diálogo constante com os órgãos ambientais, o Ministério Público, municípios, comunidade e outras partes interessadas sobre suas operações e processos de licenciamento.”

*Com informações Rádio Itatiaia 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por