GERAL

Projeto mineiro "Biofábrica de joaninhas" é apresentado na França

Moradores de Belo Horizonte podem retirar larvas de joaninhas na fábrica gratuitamente, para usá-las no controle de pragas

Publicado em 11/11/2019 às 17:59Atualizado em 18/12/2022 às 01:51
Compartilhar

Foto/reprodução

A biofábrica de joaninhas de Belo Horizonte (MG) está sendo reconhecida internacionalmente. Os experimentos realizados estão sendo apresentados no município de Caen, na França, entre os dias 10 e 24 de novembro, pelo biólogo Wagner Resende. O biólogo é um dos técnicos responsáveis pelo desenvolvimento do projeto na Prefeitura de Belo Horizonte.

Na biofábrica, instalada no Parque das Mangabeiras, são produzidas as larvas das joaninhas Cycloneda sanguinea, Eriopis connexa e Coleomegilla maculata e do crisopídeo Ceraeochrysa cubana. O objetivo é auxiliar no combate de pragas, sem o uso de agrotóxicos ou pesticidas, que atacam árvores, hortas, jardins e quintais.

"Com essa visita, nossa expectativa é que haja um incremento nos processos produtivos da biofábrica pautado pelo tripé: criação, distribuição e educação ambiental", explica.

Durante a estadia estão previstas reuniões na prefeitura e na Universidade de Caen para troca de experiências sobre o método. Há, ainda, uma visita técnica prevista ao Jardim Botânico da cidade francesa, que também se dedica à produção de joaninhas e crisopídeos – insetos conhecidos como bichos-lixeiros.

Umas das propostas, por exemplo, é expandir o projeto para o Instituto Inhotim em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Joaninhas e Crisopídeos

Tanto na fase larval como na fase adulta, as joaninhas se alimentam de pulgões, ácaros e percevejos, e as larvas de crisopídeos de pulgões, cochonilhas, ácaros, tripes, lagartas pequenas e mosca-branca. Ao colocar as larvas no meio ambiente, elas mantêm a biodiversidade.

Em Belo Horizonte as larvas dos insetos são distribuídas gratuitamente à população em frascos transparente que contém serragem e pequenos ovos de uma mariposa cor de areia. Cada pote vem com 10 a 15 larvas. A biofábrica também orienta como as larvas devem ser manuseadas e colocadas na horta.

*Com informações Hoje em Dia

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por