GERAL

Transplante de pênis é realizado com sucesso em soldado que lutou no Afeganistão

O homem é norte-americano e perdeu parte da genitália durante o combate

Publicado em 11/11/2019 às 17:46Atualizado em 18/12/2022 às 01:51
Compartilhar

Foto/ Redett et al., NEJM, 2019

Raio-x antes do procedimento mostra a ausência do pênis do homem

Cirurgiões norte-americanos realizaram transplante de pênis em um soldado que perdeu parte da genitália em combate durante a guerra no Afeganistão. O procedimento aconteceu em abril, mas somente foi divulgado este mês. Segundo os médicos, a cirurgia durou 14 horas.

O veterano está se recuperando e passa bem. Em 2010, ele havia perdido parte das pernas, do abdome e do pênis durante a Guerra do Afeganistão, em uma emboscada com explosivos feita por soldados do grupo fundamentalista Talibã.

Ele recebeu um novo órgão genital, um escroto e ainda uma parte do abdome de outro indivíduo. Para que o transplante fosse possível, foram quatro anos de preparo dos médicos, que fizeram testes em cadáveres.

Foram empenhados no processo cirúrgico onze profissionais, que juntaram centenas de veias sanguíneas de apenas um milímetro ou dois com o uso de um microscópio. Agora o paciente já restabeleceu as conexões de nervos, permitindo o funcionamento peniano.

“Ele tem ereções quase normais e a habilidade de alcançar orgasmo”, pesquisadores escreveram no estudo, onde detalharam o caso. Segundo os médicos, o soldado consegue sentir a ponta do pênis, e urina normalmente em pé. O tratamento será finalizado em dez anos.

*Com informações da revista Galileu 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por