JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 20 de novembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

GERAL

Cientistas podem ter descoberto novo tipo de buraco negro

Os pesquisadores incluíram na lista um buraco negro de 3,3 vezes a massa do Sol

08/11/2019 - 00:00:00.

Estudo publicado na revista Science revela indícios da existência de uma nova classe de buracos negros. A descoberta, feita por um time internacional de pesquisadores, aponta que os buracos negros têm massas menores do que as já vistas nestes objetos antes, o que pode ajudar a reformular o entendimento sobre as misteriosas estruturas.

Os pesquisadores incluíram na lista um buraco negro de 3,3 vezes a massa do Sol. Até então, acreditava-se que os buracos negros eram muito maiores que isso, tendo 15 vezes a massa do Sol, ou até mesmo 31 vezes essa massa.

“Se nós descobrimos uma nova população de buracos negros, isso pode nos mostrar quais estrelas explodem, quais não explodem e quais originam os buracos negros, que formam, por sua vez, estrelas de nêutron”, disse em comunicado, o líder do estudo, Todd Thompson, professor de astronomia na Universidade Estadual de Ohio.

Os cientistas se basearam em dados do Observatório de Apache Point, do estado norte-americano do Novo México, o que lhes deu acesso a informações de 100 mil estrelas da Via Láctea. O sistema permitiu, ainda, ver se uma estrela orbitava por algum outro objeto.

*Com informações da Galileu 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia