GERAL

Porte de arma só pode ser concedido mediante comprovação de necessidade

Por unanimidade, a 6ª Turma do TRF da 1ª Região manteve sentença proferida em primeira instância que negou autorização a um cidadão para aquisição de armamento

Thassiana Macedo
Publicado em 16/10/2019 às 22:51Atualizado em 18/12/2022 às 01:06
Compartilhar

Por unanimidade, a 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) manteve sentença proferida em primeira instância que negou autorização a um cidadão para aquisição de armamento e o respectivo registro. O pedido foi rejeitado porque o requerente não conseguiu demonstrar a efetiva necessidade para o porte de arma de fogo.

O cidadão entrou com ação em novembro de 2016, depois de ter pedido administrativo negado pela Delegacia de Polícia Federal. Na inicial, acompanhada de documentos, ele justifica o pedido diante do alto nível de insegurança pública. Acrescenta que, no seu caso, apesar de ter instalado cerca elétrica, alarmes, cão e concertinas, meliantes pulam o muro de sua residência a fim de subtrair seu patrimônio, gerando medo em sua família.

Alega que, após ter se submetido aos testes exigidos pela legislação, tais como avaliação psicológica e capacidade técnica para manuseio de arma de fogo, requereu, perante a Delegacia de Polícia Federal autorização para aquisição de uma arma de fogo a fim de resguardar sua segurança. No entanto, teve seu pedido indeferido sob o argumento de que os fatos e circunstâncias apresentados não justificam a aquisição de arma.

Inconformado com a improcedência do pedido em primeira instância, o cidadão entrou com recurso de apelação, o qual foi analisado pela 6ª Turma do TRF1. Para o relator, desembargador federal Daniel Paes Ribeiro, o impetrante não cumpriu os requisitos previstos na Lei nº 10.826/2003, também conhecida como Lei de Armas, para a aquisição do armamento por não demonstrar a efetiva necessidade.

O magistrado destacou que o Decreto nº 5.123/2004 estabelece como base para a aquisição de arma, a declaração de efetiva necessidade. O cidadão que requer porte de arma deverá explicitar os fatos e as circunstâncias que realmente justifiquem o pedido, os quais serão examinados pela Polícia Federal, segundo orientações do Ministério da Justiça.

Ao finalizar seu voto, o relator destacou que a simples alegação de existência de alto índice de criminalidade no município em que reside não é motivo para autorizar a compra de arma de fogo, pois tal circunstância é fato comum em grande parte do território nacional. Além disso, o cidadão não teria sequer juntado boletins de ocorrência que demonstrassem as invasões às quais se referiu na inicial.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por