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O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) recebeu sexta-feira (11), o registro de autorização do Banco Central para operar as bases de dados do novo Cadastro Positivo. Dessa forma, a expectativa é de que a partir do início de novembro, bancos e demais instituições financeiras, assim como as empresas prestadoras de serviços de telefonia, água e luz, comecem a enviar as informações cadastrais e o histórico de pagamento dos consumidores para a base de dados.
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Uberaba), Angelo Crema, “o Cadastro Positivo vai mudar - e muito - as operações de crédito, tanto para o consumidor quanto para as empresas fornecedoras de crédito, porque nós vamos analisar o score do cliente, levando-se em conta a regularidade de pagamento que essa pessoa tem ao longo da sua vida, inclusive diante de históricos de transações com cartão de crédito, além de contas de serviços como água, luz, telefone, crediário, entre outros”, aponta.
Em Uberaba, o SPC é mantido pela CDL em parceria com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu). “Se algum consumidor não desejar permanecer no Cadastro Positivo, pode sair automaticamente ligando no (34) 3319-4400 ou diretamente no telefone do SPC Brasil 0800-887-9105.
Prévia autorização. As informações coletadas pelo Cadastro Positivo serão utilizadas exclusivamente para compor o histórico e as notas de crédito (scores) do cadastrado. O histórico de hábitos de pagamentos do consumidor só será disponibilizado mediante prévia autorização do cliente e poderá ser acessado apenas por instituições com as quais o consumidor mantiver ou pretender manter relação comercial ou creditícia.