GERAL

Banco Central autoriza SPC Brasil a operar com o Cadastro Positivo

As informações coletadas pelo Cadastro Positivo serão utilizadas exclusivamente para compor o histórico e as notas de crédito do cadastrado

Publicado em 12/10/2019 às 11:08Atualizado em 18/12/2022 às 00:59
Compartilhar

Foto/Arquivo

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) recebeu sexta-feira (11), o registro de autorização do Banco Central para operar as bases de dados do novo Cadastro Positivo. Dessa forma, a expectativa é de que a partir do início de novembro, bancos e demais instituições financeiras, assim como as empresas prestadoras de serviços de telefonia, água e luz, comecem a enviar as informações cadastrais e o histórico de pagamento dos consumidores para a base de dados.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Uberaba), Angelo Crema, “o Cadastro Positivo vai mudar - e muito - as operações de crédito, tanto para o consumidor quanto para as empresas fornecedoras de crédito, porque nós vamos analisar o score do cliente, levando-se em conta a regularidade de pagamento que essa pessoa tem ao longo da sua vida, inclusive diante de históricos de transações com cartão de crédito, além de contas de serviços como água, luz, telefone, crediário, entre outros”, aponta.

Em Uberaba, o SPC é mantido pela CDL em parceria com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu). “Se algum consumidor não desejar permanecer no Cadastro Positivo, pode sair automaticamente ligando no (34) 3319-4400 ou diretamente no telefone do SPC Brasil 0800-887-9105.

Prévia autorização. As informações coletadas pelo Cadastro Positivo serão utilizadas exclusivamente para compor o histórico e as notas de crédito (scores) do cadastrado. O histórico de hábitos de pagamentos do consumidor só será disponibilizado mediante prévia autorização do cliente e poderá ser acessado apenas por instituições com as quais o consumidor mantiver ou pretender manter relação comercial ou creditícia. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por