Reprodução
Paulo Alkimin, ouvidor de polícia, e sua equipe estarão em Uberaba para ouvir as manifestações da população
A Ouvidoria Geral do Estado estará hoje com o projeto Ouvidoria Móvel em Uberaba para conhecer as demandas e dúvidas da população em relação aos serviços ofertados pelo governo do Estado de Minas Gerais. A ação ocorre das 9h às 16h, em espaço montado na praça Rui Barbosa, centro da cidade.
O projeto foi criado em 2012 e já realizou atendimento em nove cidades diferentes em todo o Estado no ano de 2019. A ação que acontece esta semana em Uberaba é a 10ª edição neste ano. Considerada uma importante ferramenta de gestão, o projeto atua na identificação dos problemas, indo até as cidades de Minas Gerais para acolher dúvidas, demandas, reclamações e sugestões. A proposta da Ouvidoria Geral do Estado é ouvir, presencialmente, as manifestações, dando voz ao cidadão, por meio da interlocução direta entre o governo e a população de cada município.
Segundo o ouvidor Paulo Alkimin, ele e sua equipe estarão em Uberaba com a Ouvidoria de Polícia, mas, além desta área, os atendentes poderão receber manifestações relativas às outras Ouvidorias Especializadas, como Educação, Saúde, Meio Ambiente e Fazenda, Patrimônio e Licitações Públicas, por exemplo. A equipe vai receber demandas, esclarecer dúvidas e divulgar os canais de atendimento.
O objetivo da Ouvidoria Geral do Estado é percorrer os municípios com a Ouvidoria Móvel, permitindo a proximidade com a população, facilitando o registro das manifestações para que seja possível diagnosticar e melhorar o atendimento dos serviços públicos ofertados. Segundo Simone Deoud, ouvidora-geral do Estado de Minas Gerais, a ouvidoria pública é uma ferramenta de cidadania, que atua para uma participação mais ativa dos cidadãos que pagam impostos e precisam ser atendidos com qualidade.