GERAL

Justiça confirma absolvição de viúva que invadiu casa para salvar cachorro abandonado

O caso aconteceu em Florianópolis e, diante da inércia do órgão municipal, a mulher agiu por conta própria e invadiu o imóvel

Publicado em 20/09/2019 às 09:47Atualizado em 18/12/2022 às 00:26
Compartilhar

Foto/David Paul Morris

A 3.ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) confirmou a absolvição de uma viúva acusada de furto qualificado, ocorrido no dia 12 de dezembro de 2012. No dia do fato, ela invadiu uma casa e resgatou um cachorro da raça American Staffordshire, que vivia aparentemente abandonado no local. As informações são da assessoria de imprensa do TJSC.

Segundo consta nos autos, a proprietária do imóvel se mudou em junho daquele ano e deixou lá o animal, quase sempre sozinho, por seis meses. Ela passava pelo local de vez em quando, normalmente aos sábados, para alimentá-lo. Ainda de acordo com o processo, ela estava morando no apartamento da filha e colocou a casa à venda.

A viúva soube que o cão vivia sozinho na propriedade em agosto do mesmo ano. Quatro meses depois, ela ligou para a dona da casa para falar sobre o animal e recebeu como resposta que estava sem tempo. “Estou com problemas familiares e não posso fazer nada, não tenho tempo”, teria dito ela.

Na sequência, a ré ligou para a Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea) do município e foi orientada a registrar um boletim de ocorrência e enviar ao departamento. E assim ela fez, mas alega que não obteve nenhuma resposta. Então, a viúva contratou um chaveiro e, em plena luz do dia, abriu o portão eletrônico da casa desabitada, pegou o cachorro e foi embora com ele.

“O bicho estava muito feio, com vários carrapatos, que eram maiores que um bago de feijão. Tinha carrapato pelo pescoço, orelha e no meio das patas”, disse o chaveiro nos autos. Veterinária confirmou o quadro de saúde do cão.

Em contrapartida, a responsável pelo cachorro argumentou que “a casa era perto de uma pizzaria e por isso atraía muitos pedintes, usuários de crack, e precisava do cão para proteger a propriedade”. Ela negou que ia apenas uma vez por semana, afirmando que ia a cada dois dias, deixando “um reservatório de comida e água. Com relação aos carrapatos, disse: “Isso aí todo cachorro tem, é uma coisa inerente ao animal”.

O Ministério Público ofereceu denúncia contra a viúva, acusada de furto qualificado. A denúncia, no entanto, foi julgada improcedente. Inconformada, a assistente de acusação interpôs recurso e justificou, entre outras coisas, que “a ré agiu com animus furandi (intenção de furtar) e por isso deveria ser condenada”.

O relator da matéria, desembargador Leopoldo Augusto Bruggemann, não entendeu dessa forma. Para ele, “seria incabível atribuir à denunciada a prática de uma conduta criminosa quando, na verdade, o que houve foi uma atitude humanitária, visando a proteção de um animal que se encontrava, sim, em situação de abandono”.

O desembargador ainda afirma que não dúvida de que a acusada “não teve, em momento algum, a intenção de acrescer seu patrimônio em detrimento do prejuízo de outrem, mas tão somente a vontade de cuidar do animal”.

Bruggemann concluiu: “Se a denunciada tivesse agido imbuída do ânimo de furtar, como quer fazer crer a denúncia, não teria agido às claras, tampouco solicitado o serviço de um chaveiro, mas sim às escondidas, visto que delitos dessa natureza são normalmente praticados na clandestinidade”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por